Para muitas empresas hoteleiras, a Black Friday 2023 foi sinônimo de recordes. No mercado brasileiro, a Meliá Hotels está entre as redes que alcançaram resultados históricos na campanha deste ano. Com 12 empreendimentos no país, o grupo espanhol teve incremento de 42,74% de receita frente a 2022 e 57,27% em relação a 2019.

Se a campanha de 2022 já havia ultrapassado os índices pré-pandêmicos, a Black Friday de 2023 veio apenas para consolidar a força do turismo entre os setores que mais venderam este ano. De acordo com um levantamento da Cielo, o segmento de viagens cresceu 9,6% em faturamento na data de compras no comparativo anual.

“Esses resultados mostram, principalmente, um peso maior para o cliente direto, e mostra uma tendência bleisure destes destinos, antes considerados somente corporativo”, comenta Gustavo Santana, head de Marketing e Distribuição, para a América do Sul da Meliá Hotels International.

Estratégias de campanha

A estratégia de campanha incluiu a venda de Black Friday de 17 a 26 de novembro, mais a implementação de Cyber Monday no dia 27, com prorrogação até o dia 28. A rede ainda fez um amplo investimento nos meios digitais para potencializar a venda do site no mundo, mas especialmente no Brasil como polo emissor, sendo que 91,5% destas reservas emitidas para os hotéis brasileiros utilizaram as tarifas de membros do programa MeliáRewards. E os principais mercados emissores foram para o Brasil, EUA e Espanha.

Shows do RBD, Red Hot Chilli Peppers e da Taylor Swift, que aconteceram neste período em São Paulo, além de Paul McCartney em Brasília, ajudaram a impulsionar as vendas. Cerca de 45% destas vendas foram para dezembro (fim de ano e festas); 35% para o próprio mês de novembro (shows e eventos culturais nas cidades); 6,5% para janeiro (férias;) e 5,5% para março (Festival Lollapalooza em São Paulo).

No terceiro trimestre deste ano, Meliá apresentou crescimento significativo em seu RevPar global, com incremento de 19,5% em relação ao mesmo período em 2022.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels