Seguindo a temporada de balanços financeiros, a Meliá Hotels International divulgou hoje (7) os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2023. Nesse período, o RevPar apresentou crescimento significativo, de 19,5% frente ao mesmo período do ano passado.

Em relação à receita, dando continuidade ao bom resultado do trimestre anterior, a rede também registrou incremento, ainda que em menor proporção. A hoteleira teve alta de 6,9% em faturamento, na mesma base comparativa, com desempenho sólido principalmente na Espanha, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

O relatório da empresa aponta que os segmentos Corporate e Mice confirmaram a recuperação, com crescimento acumulado de vendas superior a 40% face aos primeiros nove meses de 2022.

Os dados da Meliá mostram que houve um declínio constante nas taxas de cancelamento de reservas. Tudo isso, aliado à melhoria dos procedimentos de eficiência, desenha um cenário otimista para o próximo trimestre.

Outros dados

O canal direto Meliá.com foi um fator-chave nas vendas e ajudou a maximizar a fidelidade do cliente. As cotas da Espanha Continental e das Ilhas Baleares registraram o melhor desempenho, especificamente graças aos mercados britânico e espanhol.

Combinando todos os destinos, a companhia superou os números do terceiro trimestre de 2022. A margem do EBTIDA Ajustado aumentou 171 pontos-base no ano até setembro, frente ao mesmo período do ano passado.

A liquidez da Meliá foi de £ 358,2 milhões e a dívida líquida foi reduzida em £ 33,2 milhões durante o terceiro trimestre. Até setembro, a rede assinou 18 contratos de hotéis, para um total de 3,5 mil quartos, e espera adicionar pelo menos mais 12 empreendimentos até o final do ano. Até o momento, foram inaugurados oito novos hotéis com 1.514 quartos em 2023, geridos em regime de gestão ou de franquia.

Estão previstas 26 inaugurações até o fim de 2024, com foco principal no México, na Bacia do Mediterrâneo e nas capitais europeias. As reservas diárias continuam a apresentar evolução, sem quaisquer sinais de abrandamento, com alta de 22,5% nas reservas contabilizadas até o final do ano em comparação com as mesmas datas de 2022.

“O terceiro trimestre confirmou uma recuperação sólida do turismo para os destinos de férias e urbanos espanhóis, bem como para os principais destinos urbanos bleisure europeus, com taxas médias continuando a crescer em torno de um dígito médio e números de ocupação um pouco melhores, embora ainda há espaço promissor para melhorias neste aspecto, especialmente nas cidades europeias. Tudo isto levou a uma melhoria global de 19,5% no RevPar durante o ano até a data”, diz Gabriel Escarrer, CEO da Meliá.

“Em suma, diria que, apesar de um contexto macroeconômico ainda gerador de alguma incerteza, a nossa empresa mantém uma perspectiva positiva, com um nível de reservas contabilísticas superior ao registado nas mesmas datas do ano anterior”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International