A Meliá Hotels International divulgou recentemente seu balanço financeiro referente ao segundo trimestre de 2023. No período, a rede espanhola teve receita consolidada de €513,7 milhões, superando os €470,10 milhões do mesmo período do ano passado e o trimestre anterior.

No acumulado do semestre, a receita foi de €909,7 milhões, incremento de 9,3% frente aos primeiros seis meses de 2022. O resultado supera em 4,7% o registrado em 2019, ano pré-pandemia. O RevPar também seguiu tendência positiva, superando 2019 por quatro trimestres consecutivos e destacando a margem de melhora nas taxas de ocupação em comparação com o período anterior à crise sanitária.

Além disso, a procura se manteve sólida para hotéis urbanos e bleisure, sem sinais de reversão, apesar das incertezas macroeconômicas e geopolíticas. Neste cenário, as perspectivas para o próximo trimestre são positivas em todos os mercados nos quais a Meliá atua.

Analisando os resultados

Gabriel Escarrer, presidente e CEO da Meliá, diz que o desempenho na primeira metade de 2023 continuou a se beneficiar da dinâmica de recuperação iniciada há 15 meses, com o segundo trimestre registrando nível de receita positivo. “Até agora não vimos nenhum sinal de desaceleração, apesar da incerteza macroeconômica. A melhoria constante da procura, com 34,56% de reservas esta temporada nos hotéis de férias espanhóis, superando também em dois dígitos as de 2022, juntamente com o resultado positivo das nossas companhas de marketing”, pontua.

“Esse resultado aumenta nossa expectativa de atingir pelo menos €475 milhões de Ebitda para 2023, superando também a receita e o lucro registrados no anterior. O negócio Mice também recuperou muito bem, incluindo importantes segmentos como Grupos, Convenções, Eventos e Incentivos, bem como o Corporate, no qual a Meliá tem menos quartos, e que é menos dinâmico”, completa.

Até julho, o grupo assinou 16 contratos de hotéis, reafirmando o compromisso de adicionar 30 novos empreendimentos (7 mil quartos) ao portfólio.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International