O primeiro trimestre de 2023 marcou a ultrapassagem de receita da Meliá Hotels International frente aos níveis pré-pandêmicos. A rede espanhola cresceu 46% em faturamento, superando ligeiramente os resultados de 2019. Já o volume de reservas de resorts foi 30% acima em relação ao mesmo período do pré-pandemia.

A receita total no trimestre foi de € 396 milhões (US$ 436 milhões), enquanto o faturamento do primeiro trimestre de 2022 foi de € 271 milhões. Frente a 2019, o resultado foi 1% superior.

O prejuízo líquido atribuível do grupo com sede em Maiorca diminuiu para cerca de € 500 mil euros, contra € 59,3 milhões no mesmo período do ano passado. A Meliá encerrou 2022 com lucro após dois anos de perdas induzidas pela pandemia.

Mais números

A Meliá espera continuar a aumentar suas tarifas no verão europeu, após o incremento de dois dígitos nos principais mercados durante a semana da Páscoa. No segmento de luxo, as diárias subiram 12% até o momento.

O CEO Gabriel Escarrer comparou a demanda reprimida a uma “garrafa de champanhe”, esperando que o efeito se torne “palpável” no segundo trimestre entre os turistas da China, Japão e Austrália que se hospedam principalmente nos hotéis Meliá no Sudeste Asiático.

O lucro do primeiro trimestre antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 243% ano-a-ano para € 78 milhões.

As vendas para eventos corporativos em hotéis urbanos na Espanha aumentaram 67% em relação ao ano passado e dobraram no Caribe, segundo a empresa, que espera melhores comercializações no segmento na França e na Itália durante o segundo trimestre.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International