Em participação na 43ª edição da Fitur, Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, apresentou a visão estratégica e as perspectivas de crescimento da rede para 2023. Neste ano, a empresa continuará a privilegiar seus pontos fortes em inovação e experiências, liderança, digitalização, expansão internacional e sustentabilidade, fatores que contribuíram para a resiliência da hoteleira espanhola nos últimos anos, aponta o Hospitality Net.

Apesar das circunstâncias geopolíticas e econômicas, Escarrer indicou que a demanda de viagens, que disparou após a queda das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, também está resistindo ao medo da recessão e, dessa forma, acelerando o ritmo de recuperação dos negócios. Com otimismo prudente, o executivo previu o crescimento global para 2023, indicando que as reservas para estadias futuras aumentaram 35% no site da empresa em relação ao ano anterior.

Além disso, o CEO também descreveu uma recuperação consistente em hotéis urbanos e no segmento MICE, este último impulsionado particularmente pelo renascimento do mercado norte-americano.

Inovação para elevar resultados

Para alavancar o crescimento, a Meliá continua buscando inovações em marcas e produtos, dada a crescente demanda por experiências lifestyle. Nesse contexto, Escarrer apresentou as duas novas marcas da empresa, criadas em 2022, a Falcon’s Resorts by Meliá, e a Zel Hotels, resultado de uma joint venture com o tenista Rafael Nadal.

No que diz respeito à digitalização, o CEO da Meliá destacou o lançamento do novo site, que já gera mais de 40% das vendas totais, além da criação do Meliá Escapes, plataforma gerida pela rede e Logitravel que oferece aos usuários a possibilidade de comprar pacotes de hotéis e voos, assim como outras experiências e serviços de viagens. Atualmente, a rede possui um portfólio global de mais de 100 mil quartos.

No ano passado, a Meliá abriu um total de 32 hotéis, somando 7,5 mil UHs. O crescimento priorizou destinos de férias do sudeste asiático, Mediterrâneo e Caribe, e foi outro dos marcos explicados por Escarrer. A recente adição do primeiro hotel da empresa nas Seychelles e o acordo com Vinpearl no Vietnã, onde se tornou a segunda maior operadora, foram dois dos principais destaques de 2022.

Escarrer também explicou que a Meliá chegou a um acordo para administrar o antigo Rey Juan Carlos Hotel, em Barcelona, e o Palau de Congressos de Catalunya. A hoteleira converterá o icônico hotel, fechado desde 2020, em um novo Gran Meliá. O CEO explica que isso representará a recuperação de um ativo de alto valor agregado para a indústria de viagens de Barcelona.

Para este ano, a rede prevê pelo menos 25 aberturas em 14 países, incluindo grandes projetos como o Palazzo Cordussion Gran Meliá, um palácio renascentista no coração de Milão. A empresa também deve abrir empreendimentos em países como México, Albânia, Brasil, Irã, Catar, Arábia Saudita, e destinos de férias da Europa e Ásia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International