Pouco tempo depois de incorporar mais uma marca em seu portfólio, a Meliá Hotels International divulgou seu balanço trimestral. Se no segundo trimestre havia se aproximado dos resultados de 2019, no seguinte a rede espanhola recuperou os patamares pré-pandemia, tanto de RevPar, quanto de outros indicadores. Além disso, a empresa também apresentou crescimento no número de hotéis abertos e em desenvolvimento.

“Após um início de ano muito complicado devido à variante Ômicron, o negócio continuou a melhorar. No terceiro trimestre, no qual tivemos maior impacto nos resultados anuais da empresa, as receitas foram superiores às do mesmo período de 2019”, alega Gabriel Escarrer, vice-presidente executivo e CEO da Meliá Hotels International, ao anunciar alta de 83% e 3% no faturamento em relação a 2021 e 2019, respectivamente.

Da mesma forma que outras grandes hoteleiras do mercado, a Meliá apresentou melhoria no RevPar na maioria das regiões do globo, exceto na Ásia. Impulsionada pela alta dos preços e da demanda, a hoteleira registrou crescimento de 29,1% no indicador frente ao mesmo período de 2019. O mesmo vale para o Ebitda, que foi de €327,9 milhões para €328,5 milhões na mesma base comparativa.

“Juntamente com fatores circunstanciais que evidenciam a resiliência da demanda de viagens, a Meliá usufruiu de vantagens estratégicas que permitiram acelerar sua recuperação”, afirma Escarrer. “Estes incluem um forte posicionamento no segmento de resorts, a otimização das receitas graças à liderança na distribuição digital através de melia.com e meliapro.com, e a renovação e reposicionamento de grande parte do portfólio hoteleiro nas áreas mais rentáveis ​​e procuradas dos segmentos de luxo”, lista o executivo.

“A aposta estratégica no controle de custos e na melhoria da eficiência através da crescente digitalização dos processos aliada à concessão de um novo modelo operacional permitiu também uma melhoria das margens de lucro”, complementa Escarrer, com base no lucro líquido de €52,6 milhões, que representa alta de 131,6% frente ao mesmo trimestre de 2021.

Expansão e estratégias

Quanto ao pipeline de desenvolvimento, a Meliá seguiu o ritmo acelerado de crescimento observado nos trimestres anteriores. Só este ano, sob contratos de gestão e franquia, a hoteleira espanhola assinou 26 novos hotéis, com 6,4 mil quartos, e abriu 27 propriedades, com 7 mil acomodações, ao redor do mundo.

“Para continuar avançando em direção à nossa recuperação total, nosso roadmap para os próximos anos inclui continuar fortalecendo nosso balanço por meio da geração de maior fluxo de caixa, eficiência operacional, forte crescimento do nosso portfólio hoteleiro por meio de contratos de gestão e franquia e a venda de alguns ativos em os próximos meses”, finaliza Escarrer.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International