O segundo trimestre da Meliá Hotels inverteu a tendência do início do ano, gerando resultados semelhantes aos patamares pré-pandêmicos. Após a divulgação do balanço da Hilton e Wyndham, a rede espanhola apresentou os números para o período entre abril e junho, trazendo um panorama mais otimista depois dos impactos da variante Ômicron e encerrando o primeiro semestre com expectativas elevadas.

“Os resultados do grupo no primeiro semestre do ano prosperaram devido à forte recuperação das viagens em nível global, principalmente em viagens de lazer tanto em destinos turísticos quanto em cidades, segmento em que a Meliá tem uma liderança significativa, bem como o retorno das viagens internacionais após alguns anos de restrições. A nossa empresa é, portanto, uma das que mais tem beneficiado do aumento exponencial da procura, graças aos nossos fortes canais de venda direta e à otimização de receitas que permite um elevado grau de digitalização”, comenta Gabriel Escarrer, CEO e vice-presidente executivo da rede.

“Isso é ainda reforçado pelo nosso posicionamento em sustentabilidade, onde ocupamos o primeiro lugar no ranking europeu de acordo com a Standard&Poors Global, em uma sociedade que dá cada vez mais importância à responsabilidade social e ambiental em relação às viagens”, acrescenta Escarrer.

Ao fim de junho, a Meliá registrou lucro líquido de € 320 milhões, permitindo fazer face aos vencimentos dos próximos dois anos. Os canais de venda direta apresentaram performance positiva, sendo responsáveis por 44% das vendas centralizadas — o que indica normalização da distribuição. No segundo trimestre, o RevPar ficou 5% acima dos níveis de 2019.

Desenvolvimento

Até julho, a Meliá fechou contrato para mais 25 hotéis, reafirmando seu compromisso de incorporar, no mínimo, novas 40 unidades com 9 mil quartos em 2022. Este ano, a rede abriu as portas de 18 propriedades.

A rede vê oportunidades significativas de crescimento para marcas conhecidas com forte capacidade de distribuição, vistas como um “porto seguro” para hotéis independentes e pequenas redes hoteleiras que não possuem a força da marca, sistemas de distribuição e economias de escala que a Meliá pode oferecer. Considerando hotéis em operação e também em pipeline, a empresa já conta com 58 hotéis Affiliated by Meliá e oito empreendimentos Meliá Collection

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels