O artigo desse mês tem a rica contribuição do meu sócio e amigo Fabio Passos, proprietário da QDI USA, que está indo para a sua quarta aquisição hoteleira nos Estados Unidos. Pedi sua ajuda para que, juntos, relembrássemos e detalhássemos os processos que realizamos juntos e culminaram com o desenvolvimento do SPOT X Hotel Orlando, na Flórida.

Hoje, com menos de 18 meses de operação, o hotel já pode ser considerado um sucesso de performance e de atração de hóspedes em Orlando, que simplesmente é o destino mais visitado das três Américas, tendo ainda uma das maiores conversões de hóspedes repetitivos em um destino turístico no país. Por isso, é também um dos mercados mais competitivos do mundo, com mais de 480 propriedades (de rede e independentes), além de dezenas de milhares de casas e apartamento destinados para short term rental.

Com início de operação em novembro de 2021, o SPOT X Hotel se tornou um dos mais vendidos na Expedia. Além disso, está entre os Top 10 entre os hotéis com melhor avaliação nos principais canais de venda, fazendo ainda muito sucesso com o público brasileiro. Por isso, temos orgulho em dizer que, com apenas um ano de funcionamento, o empreendimento já atingiu números que a grande maioria dos projetos hoteleiros levaria três anos para estabilizar.

Mateus Cabau - Spot_X_Hotel

SPOT X Hotel Orlando tem resultados positivos em pouco tempo de operação

 

É muito simples avaliar o sucesso de um empreendimento analisando seus indicadores de performance. Números, porém, representam uma foto pós-fato, sendo bons indicativos da excelente gestão da propriedade. No entanto, uma parte relevante do resultado decorre do processo de desenvolvimento e planejamento da unidade, que começa muito antes da compra do terreno.

Então, vamos entrar um pouco na história por trás da criação do SPOT X Hotel!

Localização é tudo e nada!

O SPOT X HOTEL está localizado a 100 metros da entrada do Orlando Premium Outlet Vineland, na região de Lake Buena Vista, na intersecção da International Drive com a Vineland Road. Os principais indutores da ocupação, além do próprio complexos de compras, são a Disney Spring e o Sea World, que ficam a menos de 10 minutos da propriedade, sem demandar ainda do hóspede pegar qualquer highway. Como driver secundário, recebe um fluxo extra de pessoas que vão participar de eventos no Centro de Convenções do Orange County.

SPOT X Hotel - Fachada

 

A localização é excepcional, tudo o que o hóspede quer: proximidade com os parques, os centros de compras e os restaurantes. Ao mesmo tempo, o ponto onde fica o hotel propõe um enorme desafio. Isso porque muitos investidores imobiliários ainda se atêm a clichés superficiais do mercado, como aquele velho bordão de que três fatores são responsáveis pelo sucesso da propriedade: Localização.

Não hesitamos em dizer que a solução encontrada para ter sucesso e se destacar no mercado só poderia ser uma: diferenciação. Acrescento ainda que essa decisão de buscar um posicionamento distinto da concorrência jamais foi mais importante do que a responsabilidade da melhor rentabilidade do investimento a ser feito. Ou seja, não existiu nunca a possibilidade de se diferenciar a qualquer custo.

E outro leitura importante para esse desenvolvimento foi conceituar e identificar o projeto como um hotel-boutique lifestyle. E uma das alternativas que entendemos necessária para conseguir essa diferenciação foi a decisão de buscarmos uma via soft Brand.

Inclusive, Passos afirma que a essência do desenvolvimento do Spot X foi ir contra o senso comum da padronização proposta pelas bandeiras.

Proposição de Valor e Hóspede como valor central

A diferenciação foi trabalhada em alguns aspectos, dos quais o Fabio destaca dois deles: eficiência operacional e proposição de valor ao hóspede.

O SPOT X HOTEL é um edifício com baixíssima volumetria e com espaços perfeitamente alocados para facilitar o trabalho diário de manutenção e limpeza. Em vez dos tradicionais carpetes dos hotéis americanos, os quartos têm pisos vinílicos de luxo (LVTs), os mesmo usados em hospitais, porém imitando madeira de lei, para ter um aspecto moderno e, ao mesmo tempo, facilitar a higienização e a limpeza, que é um valor muito caro para o hóspede.

Todos os appliances, como TVs e luminárias, são presos na parede para que a camareira não precise levantar o item para limpar o móvel. Ao mesmo tempo, esse espaço livre sobre o móvel significa mais espaço para o hóspede colocar seus pertences.

Em paralelo, todas as tomadas e portas USB estão embutidas nos móveis especificamente desenhados para o SPOT X HOTEL. Além de facilitar eventual manutenção, permite o rápido acesso do hóspede às tomadas, sem que ele tenha que ficar procurando-as atrás dos móveis.

O acesso ao cabideiro é sem portas, facilitando a limpeza. Além disso, reduz dramaticamente a quantidade de itens que vão para o Achados e Perdidos, uma vez que tudo fica à vista do hóspede. Outro exemplo é o espelho do banheiro com interruptor touchscreen, que permite às clientes se maquiarem sem que seja necessário lidar com espelhos específicos de maquiagem.

Por outro lado, o SPOT X HOTEL não hesitou em investir nos aspectos centrais de uma boa estadia. As camas são Sealy de altíssimo padrão e durabilidade; chuveiros da Moën ou Kohler com box de vidro temperado (fugindo dos tradicionais banheiros com banheiras); internet de altíssima performance e equipamentos de ginástica da Matrix no fitness center.

Nós, enquanto desenvolvedores do SPOT X HOTEL, acreditamos que o hotel tem que gerar uma memória única para o hóspede, ao mesmo tempo em que o conecta com as características singulares da região onde está. Qual o ponto de viajar sem entender a história e ter uma visão holística de onde o viajante se encontra?SPOT X Hotel - Quarto

Orlando é conhecida como a capital mundial dos parques temáticos. Ao mesmo tempo, a Flórida Central é igualmente reconhecida pela maciça presença da indústria de defesa norte-americana, notadamente a aeroespacial. Como consequência, diversas empresas de alta tecnologia têm sede ou sub-sedes na cidade, especialmente de segmentos como simulação de games e aeroespacial. Não podemos esquecer da UCF, a maior universidade americana em quantidade de alunos.

Por essa razão, o SPOT X HOTEL se propõe a ser um hotel moderno, vibrante e com uma paleta de cores para o viajante contemporâneo que quer um atendimento diferenciado, prático e objetivo. Ao mesmo tempo, a cor laranja dominante é uma referência à história de Orlando, cuja pujança econômica começou com os laranjais. Hoje, existem diversas referências a isso na região, como o Orange County, o Orange Blossom Trail e a Orange Avenue.

Não seria possível apostar e investir nesses valores se o SPOT X HOTEL estivesse sob o hard brand de uma bandeira tradicional. O projeto está associado a uma soft brand com a Red Collection, segmento upper-midscale da Red Roof. O grande benefício desse modelo é a capacidade do hotel ter sua própria identidade e operação, ficando também conectado tecnologicamente à rede de distribuição de uma rede e ao seu programa de fidelidade.

Então, ficamos orgulhosos em ter construído, do zero, essa operação. Entre os muitos reconhecimentos que já recebemos, destaque para o prêmio de Melhor Operação do Ano entregue pela Red Roof . E, sabemos que isso é só o começo!

website : spotxhotel.com
Instagram – @spotxorlando ou @spotx_br
Endereço Spot X Orlando 12235 Regency Village Dr, Orlando, FL 32821
Telefone – +1 (321) 218-4440
Bandeira – Soft Brand: by Red Collection
Início da Operação – novembro 2021
Número de Quartos – 154Uhs
Área Total Construída – 6600 metros quadrados (m²)

Com mais de 20 anos de experiência em gestão hoteleira, Mateus Cabau acumula passagens por Marriot e Atlantica Hotels. Em 2013, mudou-se para os EUA, onde, entre outros projetos e posições profissionais, atuou como co-desenvolvedor da primeira unidade da Red Collection: o Spot X, que fica na região de Lake Buena Vista, em Orlando. Atualmente, por meio de sua empresa brasileira de consultoria, é responsável pela gestão da franquia do Comfort Hotel Santos, em Santos (SP). Cabau ainda realiza palestras e consultorias para hotéis.

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal

(**) Crédito das fotos: Divulgação/SPOT X Hotel Orlando