Chegando ao fim do primeiro mês de 2023, algumas gigantes hoteleiras vem compilando e analisando o desenvolvimento de seus portfólios alcançados em 2022. Hoje (23) é a vez da Marriott International, que fechou, em média, dois negócios por dia no ano passado, totalizando 726 contratos de gestão e franquia, alta de 21% frente a 2021, somando 108 mil quartos. Entre as informações divulgadas pela empresa norte-americana, há destaque para o alto investimento no segmento de luxo e estadas prolongadas.

Com o incremento de 3,6% ao ano, incluindo exclusões e desconsiderando o impacto da saída da Rússia, a Marriott encerrou o ano com mais de 8,3 mil propriedades e 1,5 milhões de acomodações ao redor do mundo. Aproximadamente 20% do crescimento é em função das conversões, que somaram mais de 20 mil quartos ao portfólio, que inclui também a incorporação do JW Marriott Hotel São Paulo.

“Ficamos satisfeitos com o ritmo acelerado da atividade de desenvolvimento em 2022, à medida que a recuperação global continua”, afirma Anthony Capuano, CEO da Marriott. “A resiliência comprovada das viagens é poderosa e energizante. Dada a atratividade de nosso portfólio de marcas globais, o programa de fidelidade Marriott Bonvoy de primeira linha, o impulso em torno das conversões e o compromisso com a inovação, estamos entusiasmados em continuar ajudando a liderar o crescimento das viagens”.

Desenvolvimento

Em 2022, a Marriott adentrou com força no segmento econômico com altas expectativas de expansão na América Latina para os próximos anos. Também investiu na conversão dos all inclusives, incluindo o The Westin Porto de Galinhas (PE). Entretanto, o mais expressivo foco da empresa no desenvolvimento hoteleiro foi nos segmentos de luxo e de estadas prolongadas.

Entre as marcas Ritz Carlton, Bvlgari Hotels, W, and Edition, a Marriott incluiu 42 propriedades de luxo no portfólio, número nunca antes visto pela empresa. Com isso, a rede soma mais de 500 hotéis e resorts de alto padrão, que respondem por cerca de 8 mil quartos distribuídos por 69 países e territórios ao redor do globo.

Percebendo as crescentes preferências de viagens dos consumidores por mais espaço, impulsionadas pela combinação de viagens de trabalho e lazer, o segmento de estadas mais longas é uma opção altamente atraente para hóspedes e desenvolvedores de hotéis. Em 2022, a categoria, que inclui as marcas Residence Inn by Marriott, Element by Westin e TownePlace Suites by Marriott, representou um recorde de 30% das contratações da empresa.

“O segmento de estadias prolongadas continua a gerar um crescimento significativo para a empresa, principalmente nos EUA e no Canadá”, pontua Noah Silverman, diretor de Desenvolvimento Global, EUA e Canadá, Marriott International. “Vemos uma oportunidade excepcional para impulsionar ainda mais o crescimento entre nossas marcas de estadias prolongadas, principalmente em mercados secundários e terciários mal atendidos”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International