A Marriott International deu um passo importante no seu projeto de expansão na América Latina e Caribe. A gigante norte-americana anunciou hoje (19) a compra do portfólio da rede mexicana Hoteles City Express, em uma transação avaliada em US$ 100 milhões. O objetivo por trás do negócio é impulsionar o crescimento dos segmentos econômico e midscale na região e, com a novidade, a rede passa a ter 31 marcas sob seu guarda-chuva.

Além disso, a transação pode potencialmente proporcionar maior penetração da Marriott no Brasil, meta que já vem sendo buscada com alguns contratos recentes. Isso porque o mercado brasileiro é majoritariamente composto por hotéis de perfis econômico e midscale, segmento dominado por outra cadeia internacional. Por outro lado, pesa também o fato da City Express não ser uma marca conhecida do público brasileiro. Soma-se a isso o desafio operacional que assumir a gestão de unidades fora do escopo habitual da operadora norte-americana pode representar.

Atualmente, o portfólio da City Express – que ganhará a assinatura by Marriott – é composto por 152 hotéis, incluindo mais de 17,3 mil quartos em 75 cidades do México e mais três países da América Latina. Após a conclusão da transação, a City Express e seu portfólio passarão a fazer parte do sistema de franquias da Marriott, que também irá adquirir os direitos de cinco projetos com construção em andamento, totalizando 676 quartos adicionais.

A transação deverá tonar a Marriott a maior operadora hoteleira do Caribe e América Latina, aumentando sua participação na região em 45%, totalizando 486 propriedades em 37 países. “A transação envolvendo a Hoteles City Express representa um ganho estratégico para a Marriott e nossos clientes, associados, proprietários e franqueados”, afirma Anthony Capuano, CEO da rede.

“Estamos empolgados em entrar em uma nova categoria de hospedagem, no qual vemos potencial significativo. Com a City Express by Marriott, forneceremos aos nossos clientes mais liberdade de escolha por meio de uma opção nova, acessível e de preço moderado, aumentando as oportunidades tanto para proprietários e franqueados, quanto para associados”, completa.

Perspectivas

Em uma rede social, Laurent de Kousemaker, Head de Desenvolvimento da Marriott International para América Latina e Caribe, reforçou as boas perspectivas em relação à transação. “Com isso, alcançamos mais um marco, adquirindo o portfólio de marcas da City Express”, diz.

“Minha equipe e eu estamos ansiosos para apresentar a nova marca para nossa comunidade diversificada de desenvolvedores e investidores na região, identificando novos projetos hoteleiros e oportunidades de conversão de empreendimentos no segmento, expandindo a marca nos países atuais e também atingindo novos mercados”, acrescenta.

Marriott - Post_Laurent

 

O otimismo foi reforçado por Brian King, presidente da Marriott International na região. “Essa transação com a Hoteles City Express expandirá nossa capacidade de trazer exatamente isso: começar na América Latina e Caribe e expandindo com oportunidades em todo o mundo. Estamos ansiosos para receber os clientes da marca e continuar a tradição de hotéis de alta qualidade e hospitalidade que eles construíram”, conclui.

Luis Barrios, CEO da City Express, CEO da Hoteles City Express, pontua que a transação levará a marca a um próximo nível. “Quando começamos a pensar na City Express, estávamos convencidos de que uma marca moderna, eficiente e acessível seria muito atraente para o viajante. Após nossos primeiros 20 anos, estamos muito felizes em trabalhar ao lado da Marriott, uma empresa que sempre admiramos. Após termos tido a oportunidade de trabalhar com eles, confirmamos que compartilhamos valores culturais parecidos e abordagem semelhante em relação à hotelaria”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Hoteles City Express 

(**) Crédito da foto: Reprodução/LinkedIn