Pouco depois da Hilton divulgar seus resultados financeiros de 2022, agora é a vez da Marriott International. A gigante norte-americana encerrou o ano receita total de US$ 20,7 bilhões, crescimento de 50% frente a 2021, quando faturou US$ 13,8 bilhões. Já o Ebitda Ajustado e o lucro líquido no ano fiscal encerrado em 31 de dezembro somaram US$ 3,1 bilhões e US$ 2,3 bilhões, com altas de 164% e 115%, respectivamente, na mesma base de comparação.

Os bons números do balanço traduzem os expressivos crescimentos obtidos pela Marriott nos três principais indicadores do setor. Em 2022, o RevPar global da gigante norte-americana foi de US$ 110,64, aumento de 51% frente ao ano anterior. O resultado foi puxado pelo bom ajuste de preços feito pela rede, que obteve expansão de 21,5% (para US$ 172,85) na diária média. Já a ocupação subiu 12,5% no ano passado, a 64%. 

Marriott International - Anthony Capuano_balanço 2022

Capuano: rede projeta expansão em 2023

“Nosso desempenho em 2022 foi fantástico”, comemora Anthony Capuano, CEO da Marriott International. “Apenas dois anos após vivenciarmos a maior retração da história da nossa empresa, registramos resultados financeiros recordes. Com exceção da China Continental, o RevPAR em todas as regiões se recuperou mais do que totalmente, além de registrarmos avanços significativos em ocupação e diária média. Nosso negócio internacional registrou RevPAR 3% acima dos níveis de 2019 no quarto trimestre”, complementa Capuano, em comunicado enviado à imprensa e investidores.

Para atingir esses resultados, a Marriott contou com um quarto trimestre de 2022 bastante positivo, com alta de 28,8% e 4,6% no RevPar frente aos mesmos períodos de 2021 e 2019, respectivamente. A expansão no indicador levou a rede hoteleira a um lucro líquido de US$ 622 milhões, bem como a um Ebitda Ajustado de US$ 1 bilhão, o que representa crescimento de 45% e 47%, respectivamente, em relação ao quarto trimestre de 2021. 

No quarto trimestre de 2022, a Marriott adicionou 145 propriedades (22,5 mil quartos) ao seu portfólio. O número inclui os quase 6,9 mil UHs convertidos de marcas concorrentes e os aproximadamente 16,7 mil quartos localizados fora dos EUA e Canadá. Com a saída de 4,4 mil acomodações do sistema no período, a rede fechou o ano com um total de 8,3 mil propriedades (1,5 milhões de apartamentos).

Quanto ao pipeline de desenvolvimento mundial da empresa, que totaliza 3 mil propriedades (496 mil quartos), há atualmente 1 mil unidades (199 mil UHs) em construção, o que representa 40% do total. O resultado também inclui 133 empreendimentos (22,3 mil acomodações) aprovados para desenvolvimento, mas ainda não sujeitos a contratos assinados.

Projeções

Na perspectiva da Marriott, os resultados do primeiro trimestre devem se beneficiar significativamente da base comparação mais baixa frente aos três primeiro meses de 2022, quando a variante Ômicron impactou a demanda. Já na metade deste primeiro trimestre de 2023, a empresa revela que as tendências globais de reservas permanecem robustas. Em janeiro, por exemplo, o RevPAR mundial aumentou 51,6% em relação a igual período de 2022.

Para o ano de 2023 como um todo, a rede hoteleira espera atingir crescimento de 6% a 11% no RevPar global. Já em relação à evolução do portfólio, a Marriott calcula alta de aproximadamente 5,5%, considerando a projeção de 1% a 1,5% de quartos removidos do portfólio. Por fim, o Ebitda Ajustado deve encerrar o ano entre US$ 4,0 bilhões e US$ 4,3 bilhões, o que corresponderia a um crescimento de 35% na comparação anual.

“Ao olharmos para frente, embora as preocupações com o ambiente macroeconômico persistam em todo o mundo, as tendências de reservas até o momento permanecem robustas e temos um impulso significativo em nossos negócios”, comenta Capuano. “Com nosso portfólio de marcas líderes do setor, poderoso programa de fidelidade, a maior distribuição global de quartos e nossos associados, a Marriott está bem posicionada para um forte crescimento nos próximos anos, à medida que as pessoas em todo o mundo abraçam ainda mais seu amor por viagens”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott International