Com a divulgação, hoje (9), dos dados financeiros consolidados de 2022, a Hilton abriu a temporada de balanço das principais operadoras hoteleiras globais. A gigante norte-americana encerrou o ano passado com lucro líquido de US$ 1,25 bilhão, superando o orçamento traçado, assim como no terceiro trimestre. Já o Ebitda Ajustado também fechou o ano fiscal acima do projetado pela empresa, a US$ 2,59 bilhões.

O resultado pode ser atribuído à expressiva alta do RevPar global, que cresceu 42% frente ao ano anterior, com o indicador sendo puxado tanto pela alta da ocupação, quanto pela diária média no período. Ainda assim, segundo os dados do balanço divulgado pela Hilton, a métrica de performance mais importante do setor encerrou o ano com queda de 1,3% na comparação com 2019.

“Nossos resultados do quarto trimestre e do ano inteiro superaram nossas expectativas, com o RevPar global nos últimos três meses do ano excedendo significativamente o patamar de 2019”, disse Christopher Nassetta, CEO da Hilton no comunicado enviado à imprensa. “Esse bom desempenho nos últimos três meses do ano representa o segundo trimestre consecutivo em que superamos os níveis pré-pandemia”, completa.

Pipeline e projeções

Ao fim do ano fiscal, em 31 de dezembro, a Hilton colocou em operação 355 unidades (58,2 mil apartamentos), dos quais 108 (17,7 mil quartos) foram abertos entre outubro e dezembro. Indicador relevante, pois contabiliza o que entrou e saiu da base de habitações da rede norte-americana ao longo do ano, uma vez que o net unit growth encerrou 2022 com 48,3 mil UHs.

O comunicado enviado pela empresa à imprensa também traz projeções para 2023. Pelas estimativas da Hilton, o RevPar global deve crescer entre 4% e 8% na comparação anual. O lucro líquido, por sua vez, deve ficar entre US$ 1,38 bilhão e US$ 1,45 bilhão, enquanto o Ebtida Ajustado projetado para o período varia de US$ 2,8 bilhões e US$ 2,9 bilhões.

Já para o primeiro trimestre de 2023, a gigante norte-americana prevê crescimento entre 23% e 27% do RevPar global em relação a igual período de 2022. A alta em dois dígitos tem explicação, afinal os primeiros três meses do ano passado representam uma base de comparação mais baixa em função dos efeitos da variante Ômicron.

O lucro líquido, por sua vez, deve encerrar o período entre US$ 271 milhões e US$ 287 milhões. Por fim, o Ebtida Ajustado projetado para o primeiro trimestre varia de US$ 590 milhões e US$ 610 milhões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Hotels