A Marriott International, que divulgou recentemente os resultados do segundo trimestre, apresentou hoje (8) no JW Marriott, em São Paulo, o estudo Princípios Orientadores no Design de Experiências. Conduzida em colaboração com a PCMA e a CEMA, principais associações globais de eventos de negócios, a análise fornece informações sobre a previsão de tendências e comportamento do consumidor que impulsionarão o futuro do design de experiências.

O estudo é o mais recente de uma série de relatórios setoriais. “Os profissionais de eventos de negócios buscam oferecer experiências inovadoras que quebrem o molde das reuniões tradicionais e criem resultados duradouros para seus participantes e clientes”, diz Tammy Routh, vice-presidente sênior de Vendas Globais da Marriott. “Os padrões, comportamentos e motivações do consumidor estão em constante evolução e estamos entusiasmados em compartilhar as percepções que nossos clientes têm solicitado por meio dessa nova pesquisa”, completa.

Durante o processo investigativo, a rede, PCMA e CEMA realizaram mais de 60 entrevistas individuais. Cada uma foi seguida por uma série de mesas redondas globais com especialistas em design e líderes de opinião, que avaliaram como os insights poderiam ser integrados às estratégias dos eventos.

Principais insights

Explorando identidades: a pesquisa da Marriott aponta que os seres humanos buscam descobrir sua individualidade e encontrar semelhanças com os outros. Assim, o papel do organizador de eventos será reinventar a dinâmica do networking e criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para ampliar suas visões.

Arquitetando escolhas: o público quer ser capaz de escolher e ser considerado nas várias opções disponíveis. Além disso, ele também procura apoio e recursos adequados para tomar decisões claras e informadas. Com o objetivo de elevar a experiência do usuário, os estrategistas de eventos precisam entender o problema que estão resolvendo da perspectiva do usuário.

Criando pertencimento: a principal missão das experiências geradas pelos estrategistas de eventos deve ser criar um sentimento de pertencimento entre os participantes. Quando todos os públicos podem participar e se sentir incluídos, eles podem ter experiências mais impactantes.

O valor dos valores: o público visa experiências que agreguem valor além do monetário, priorizando elementos como sustentabilidade, inclusão, canais híbridos e compromisso com a comunidade.

Dados emocionais: compreender o estado emocional dos participantes é fundamental para promover lealdade e impulsionar a tomada de decisões. Os estrategistas precisam descobrir como aproveitar dados emocionais, medi-los de forma consistente e analisá-los de maneira eficaz.

O poder do jogo: os avanços de inteligência artificial estão abrindo possibilidades para experimentar novas ferramentas tecnológicas, que podem facilitar a conexão entre os participantes de eventos.

“Nossa colaboração contínua com a Marriott reforça ainda mais nosso compromisso em fornecer educação e recursos inovadores para estrategistas de eventos de negócios em todo o mundo. Estamos orgulhosos deste trabalho e esperamos que os insights reunidos no relatório ajudem a impulsionar o engajamento, construir comunidades e promover melhores relações comerciais”, finaliza Sherrif Karamat, presidente e CEO da PCMA e CEMA.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International