Paciência é uma virtude que poucos empreendimentos hoteleiros demonstraram na hora de decidir retomar suas atividades. Saber o momento certo e analisar cenários foram as premissas para o Marante Executive Hotel, em Recife (PE), voltar ao mercado. Reaberta em 11 de janeiro, a propriedade retorna enaltecendo suas raízes nordestinas.

Cristine Leal, gerente de Marketing e Vendas, explicou em entrevista ao Hotelier News que a ideia inicial era retomar as operações em novembro, mas com a chegada da segunda onda, a gestão preferiu esperar. “A diretoria optou por segurar a reabertura acreditando na retomada. A expectativa é de um primeiro semestre fraco, mas em virtude da vacina vamos nos estabilizar”, comenta. “Agora, estamos criando uma personalidade voltada para o regional com o bem receber do povo pernambucano, enaltecendo a origem do hotel, que sempre investiu muito na cidade”.

O hotel, ainda jovem, inaugurado em 2018, ficou nove meses de portas fechadas devido à pandemia. Apesar da crise, 13 colaboradores foram mantidos para preservar o ativo no período de paralisação. “Utilizamos as MPs trabalhistas até a reabertura”, destaca a gerente. Após realizar recontratações, o empreendimento hoje opera com 40 funcionários.

Com 140 apartamentos, o Marante Executive vem operando com 50% do seu inventário total, direcionando seus esforços para o público de lazer. Quartos quádruplos e triplos auxiliam nas vendas para famílias, além da localização próxima a Praia de Boa Viagem.

Marante Executive Hotel - reabertura - cristina leal

                                 Cristina: estamos criando uma personalidade voltada para o regional

Marante Executive Hotel: números da reabertura

O primeiro contato com os hóspedes foi em clima de celebração com direito a champanhe no check-in. Entretanto, apesar de janeiro ser sinônimo de altas ocupações na capital pernambucana, na primeira semana o hotel atingiu a marca de 10% no indicador. “Retomamos com ocupação baixa, a mesma para aqueles que retornaram em junho e julho do ano passado”, avalia Cristina.

Sobre as tarifas, a gerente afirma que o mercado de Recife vem se comportando bem, sem entrar em conflito. “Estamos acompanhando, mas não está ruim. Existe um equilíbrio, e nós como um hotel que transita entre o econômico e o midscale, mantivemos as diárias de acordo com o mercado”.

Em um primeiro momento, o público que chega ao Marante é de lazer, principalmente oriundos de destinos como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do interior de Pernambuco. “Recebemos médicos que vêm fazer cursos aos finais de semana e empresários que têm lojas no shopping também”.

O hotel

Os apartamentos são divididos em quatro categorias: standard, superior, superior triplo, superior quádruplo e luxo, todos com vista parcial para o mar. As acomodações variam entre 18 metros quadrados e 29 metros quadrados.

Com forte apelo corporativo, o empreendimento dispõe de sala para eventos na cobertura para 250 pessoas em auditório e vista panorâmica da cidade. No térreo, outro espaço comporta reuniões para até 40 participantes.

Na cobertura ainda se encontram piscinas adulto e infantil, além de um bar. O restaurante de administração própria tem DNA regional, servindo pratos típicos. Já o lobby conta com um bar próprio que funciona até às 22h.

Para complementar a estrutura, a gerente adianta que os planos são construir uma academia e um kids club. “Também existe o planejamento de abrir o restaurante para passantes. Temos muitas empresas no entorno e queremos que as pessoas frequentem aqui. Em março iniciaremos um cardápio executivo”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marante Executive Hotel