Em 2022, não se fala em outro assunto na hotelaria a não ser a tão esperada recuperação. E não é para menos. Após dois anos de duras restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a prioridade das redes é atingir os níveis de antes da crise sanitária, elevando ocupação, diária média e, consequentemente, garantindo bom posicionamento no mercado. Na Mabu Hotéis & Resorts, a prioridade para este ano é a recuperação das tarifas, segundo Wellington Estruquel, CEO da rede.

Em entrevista ao Hotelier News, o profissional afirma que, apesar de ser importante recuperar os índices de ocupação, o foco é aumentar as diárias médias, para garantir uma recuperação mais efetiva.

“Hoje, a recuperação da diária média é que impulsiona a retomada. Neste sentido, tivemos o Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, como grande destaque. Em dezembro de 2021, o empreendimento teve diária de R$ 946,00, e em janeiro deste ano, o valor subiu para R$ 1032,00, reflexo do crescimento da demanda de lazer”, pontua.

Mabu - Wellington_Estruquel

Estruquel: recuperar diária média é fundamental para garantir recuperação em 2022

 

Em relação à ocupação média, a rede também tem apresentado bons números desde dezembro. No mês, o indicador atingiu 71% e, no começo deste ano, esse número subiu para 77%. “Sentimos que, neste primeiro trimestre, nossa meta está praticamente atingida. Janeiro e fevereiro performaram muito bem, e março segue pelo mesmo caminho”, complementa Estruquel.

Outros indicadores

Estruquel destaca que a rede tem alcançado bons resultados no segmento de A&B (Alimentos & Bebidas), com janeiro ficando 17% acima de dezembro de 2021. Apesar dos indicadores positivos, o executivo pontua que a Mabu tem adotado uma postura um pouco mais conservadora, devido às instabilidades que podem acontecer ao longo do ano.

“Nosso grande desafio será o segundo trimestre, que é nossa baixa temporada. Entendemos que as pessoas estão voltando a viajar, devido à demanda reprimida, mas possivelmente deve haver um momento em que essa tendência sofra queda”, ressalta.

“Justamente por este motivo, somos mais realistas do que otimistas. De qualquer forma, tem tudo para ser um ano melhor, pois também estamos sentindo uma melhora considerável da demanda de eventos”, observa.

Expansão

Em relação à expansão, o executivo afirma que a terceira etapa do parque aquático Blue Park já está sendo construída. Com investimento de R$ 28 milhões, a nova área será destinada a famílias e público infantil e deverá ser entregue até dezembro deste ano.

No My Mabu, complexo de multipropriedade inaugurado em 2020, faltam apenas 40 apartamentos a serem comercializados. Ao todo, foram disponibilizadas 484 unidades.

Em relação ao My Mabu Village, anunciado na última edição da Adit Share, Estruquel afirmou que o projeto, de 1,2 mil apartamentos, deverá ser entregue em sete fases, a primeira com 180 unidades. O executivo aponta que as vendas das frações devem ser iniciadas em 2023.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Mabu Hotéis & Resorts

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News