De acordo com levantamento realizado pela Capterra – plataforma de comparação de softwares para empresas – 62% dos brasileiros já compraram algum produto pelas redes sociais. Além disso, os dados apontam que 60% se sentem influenciados pelos anúncios pagos. Esta realidade tem impacto direto na hotelaria, visto que muitos empreendimentos têm apostado nas redes para ampliar o engajamento com o público.

“Esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing”, pontua Marcela Gava, analista de Conteúdo da empresa, em entrevista ao Estado de Minas.

Ainda segundo a pesquisa, 39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250,00 em compras.

Plataformas

O levantamento do Capterra observa que as transações ocorrem principalmente nas redes sociais do grupo Meta: Instagram, Facebook e Whatsapp, respectivamente. Além disso, os produtos mais consumidos pelos entrevistados são, em ordem: roupas e calçados, casa/decoração, supermercado, eletrônicos e restaurantes.

A empresa pontua ainda, que algumas datas devem impulsionar as vendas no segundo semestre de 2022. Além do Dia do Cliente, em 15 de novembro, e da Black Friday, no dia 25, há também expectativa para a Copa do Mundo, que acontece nos dois últimos meses do ano.

Em 2021, por exemplo, as vendas da Black Friday geraram faturamento de R$ 5,41 bilhões, conforme dados de uma pesquisa realizada pela All iN Social Miner.

Impacto na hotelaria

Thiago Akira, consultor de Marketing para a hotelaria, pontua que o Facebook, por exemplo, ainda é uma plataforma extremamente relevante para empresas do setor, que visam atingir novos públicos no ambiente digital.

Segundo ele, diversos fatores justificam o porquê de a rede social fundada por Mark Zuckerberg ainda fazer parte das estratégias digitais dos empreendimentos hoteleiros. “O fato de o Facebook conter mais informações sobre os usuários facilita a segmentação do público na hora de criar um anúncio”, explicou em entrevista ao Hotelier News.

“É um detalhamento de informações que facilita muito a vida das empresas”, completa, explicando que respeitar a jornada do consumidor é o primeiro passo para garantir o sucesso das estratégias na rede.

Segurança

Ao serem questionados sobre o principal empecilho para a compra via redes sociais, pouco mais da metade dos entrevistados (53%) se disse preocupada com os riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais, pontuou a Capterra.

O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2022 com 1.024 participantes, de 18 a 75 anos, de todas as regiões do Brasil.

(*) Crédito da foto: LoboStudioHamburg/Pixabay