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Uma das datas mais esperadas do ano para os hoteleiros está chegando e, no momento de aquecimento do turismo, todo o planejamento se faz necessário. No dia 25 de novembro, acontece a Black Friday 2022, uma oportunidade única para os hotéis ganharem musculatura em suas receitas. Após o sucesso de 2021, consagrada como a melhor em vendas pela Letsbook, a plataforma de e-commerce se prepara para resultados ainda maiores.

Segundo o Google, no ano passado, mais de 50% dos viajantes começaram a pesquisar viagens de férias com dois meses de antecedência. E, para garantir campanhas assertivas e inteligentes, a Letsbook vem colaborando com o buscador com o objetivo de aperfeiçoar features do Hotel Ads no Brasil.

O mercado brasileiro tem suas características próprias e a soma do conhecimento dessas duas empresas está turbinando uma solução que promete, em primeira mão, entregar muitos benefícios para o hoteleiro, reduzindo drasticamente os custos com a intermediação.

A novidade possibilita a utilização dos principais recursos da plataforma do Hotel Ads, de forma inteligente, dependendo da estratégia de lances escolhida, ajustada com os anúncios dos hotéis. Isso permite que o hoteleiro dê os lances mais altos ou mais baixos para fatores como a duração da estada, o dia da semana de check-in, a janela de reserva avançada ou o tipo de dispositivo que o viajante está usando.

A estratégia garante flexibilidade para que a aposta aconteça dentro do critério que faça maior sentido para cada empreendimento e suas respectivas campanhas de marketing com foco na venda direta. De acordo com a Abcom (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), a Black Friday deste ano promete movimentar R$ 6 bilhões — o que representa crescimento de 3,5% em relação a mesma data do ano anterior. Ou seja, é o cenário ideal para o turismo catalisar suas receitas, sem a necessidade de intermediários.

letsbook - ana fusquine

Criamos uma competição mais justa, pontua Ana

Configuração de campanha

Ao configurar o acompanhamento de conversões na plataforma Letsbook, o hotel pode criar campanhas usando comissão como estratégia de lances. Isso significa que o empreendimento só paga quando o viajante efetuar a reserva. Os hotéis também têm a possibilidade de definir a porcentagem de comissão do valor da reserva definido.

Além de oferecer flexibilidade, a parceria ainda promove capacidade de modelagem de investimentos no Google Ads de forma inteligente e independente. Segundo um estudo feito pelo Google, são 50 milhões de impressões elegíveis na plataforma de hotéis que estão conectados à Letsbook. Em linhas gerais, o número é sinônimo de muitas oportunidades de geração de reservas diretas para o setor. Os empreendimentos clientes da plataforma de e-commerce estão conectados diretamente com o Google Hotel Ads, com benefícios financeiros reais.

Vamos dar um exemplo: um hotel com ticket médio de R$ 350, no período de 12 meses, investindo R$ 60 mil anualmente, ou seja, R$ 5 mil por mês, a um custo de 10% por reserva realizada, obterá retorno de R$ 600 mil no ano. E vale ressaltar que esse ganho de 10 vezes o valor investido acontece diretamente pelo site do empreendimento.

Agora, vamos aos fatos: ao refazer esse cálculo, qual seria o custo desse hotel se esse mesmo usuário reservasse por um canal terceirizado? A parceria entre a Letsbook e o Google foi desenvolvida com o objetivo de fazer os clientes venderem mais, com mais lucro, mais independência e de forma direta. Com a proximidade entre o hóspede e a marca, a fidelização é um caminho natural.

“O relatório do Google, baseado em dados de usuários e pesquisas que não foram feitas com os próprios hotéis, mensura o potencial de receita dos anúncios do Hotel Ads. O grande detalhe é que os custos são determinados em, no máximo, 10%. Desta forma, criamos uma competição mais justa frente às OTAs”, pontua Ana Carolina Fusquine, vice-presidente da Letsbook.

Planejamento consistente e client experience

Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das datas comerciais mais importantes do ano, perdendo apenas para o Natal. Sabendo da relevância do período, desenvolver um planejamento estratégico das ações é parte essencial para resultados mais consistentes.

“A Black Friday este ano cairá junto com a Copa do Mundo, o que vem deixando o mercado indeciso em relação a quais ações adotar. O hoteleiro precisa se apropriar das conquistas da pandemia, com as mudanças de consumo e a adoção da compra direta”, avalia Ana. “A Letsbook ganha quando os hotéis praticam a venda direta, esse é o nosso negócio. Nossa proposta é que a plataforma de e-commerce seja o foco dessas reservas, com aumento do share dos canais diretos acima de 70%, esse é o bolo que dividimos”, acrescenta a vice-presidente.

Recentemente, a Letsbook anunciou parceria com a OTA Insight, que impacta diretamente as duas pontas do negócio. De um lado, o consumidor ganha uma melhor experiência de compra. Do outro, os hotéis se beneficiam com o aumento de tráfego em seus sites e, consequentemente, elevam seu potencial de vendas diretas. A união de forças trouxe um módulo de comparação de preços, abastecidos por dados e conectado ao motor de reservas.

“Já entendemos que o mercado mudou, onde o consumidor precisa ter consistência para permanecer no canal direto e não buscar terceiros. Dar visibilidade aos preços das OTAs diretamente no site dos hotéis oferece a segurança de que aquele é o melhor lugar para fechar a reserva”, pontua Rodrigo Schaurich, COO da Letsbook.

Para fins comparativos, o custo médio de reserva em uma OTA é de R$ 261, enquanto na Letsbook o valor cai para R$ 73. De acordo com a vice-presidente da plataforma de e-commerce, parcerias com a do Google e OTA Insight reforçam o DNA de inovação constante da empresa. “Vemos o mercado diariamente entregando seu legado para quem não pensa na venda direta. Os hotéis sabem da mudança de comportamento do hóspede e têm a chance de assumir o protagonismo de suas receitas, tomando decisões que os beneficiem a longo prazo”.

Vale lembrar que, além do motor de reservas, a Letsbook ainda fornece soluções de CRM, sites, landing pages, central de reservas, automatização de marketing, treinamento e suporte ao setor hoteleiro.

(*) Crédito da capa: Pixabay