Letsbook sai na frente em parceria com Google e impulsiona vendas diretas a menos de 60 dias da Black Friday
28 de outubro de 2022Uma das datas mais esperadas do ano para os hoteleiros está chegando e, no momento de aquecimento do turismo, todo o planejamento se faz necessário. No dia 25 de novembro, acontece a Black Friday 2022, uma oportunidade única para os hotéis ganharem musculatura em suas receitas. Após o sucesso de 2021, consagrada como a melhor em vendas pela Letsbook, a plataforma de e-commerce se prepara para resultados ainda maiores.
Segundo o Google, no ano passado, mais de 50% dos viajantes começaram a pesquisar viagens de férias com dois meses de antecedência. E, para garantir campanhas assertivas e inteligentes, a Letsbook vem colaborando com o buscador com o objetivo de aperfeiçoar features do Hotel Ads no Brasil.
O mercado brasileiro tem suas características próprias e a soma do conhecimento dessas duas empresas está turbinando uma solução que promete, em primeira mão, entregar muitos benefícios para o hoteleiro, reduzindo drasticamente os custos com a intermediação.
A novidade possibilita a utilização dos principais recursos da plataforma do Hotel Ads, de forma inteligente, dependendo da estratégia de lances escolhida, ajustada com os anúncios dos hotéis. Isso permite que o hoteleiro dê os lances mais altos ou mais baixos para fatores como a duração da estada, o dia da semana de check-in, a janela de reserva avançada ou o tipo de dispositivo que o viajante está usando.
A estratégia garante flexibilidade para que a aposta aconteça dentro do critério que faça maior sentido para cada empreendimento e suas respectivas campanhas de marketing com foco na venda direta. De acordo com a Abcom (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), a Black Friday deste ano promete movimentar R$ 6 bilhões — o que representa crescimento de 3,5% em relação a mesma data do ano anterior. Ou seja, é o cenário ideal para o turismo catalisar suas receitas, sem a necessidade de intermediários.
Configuração de campanha
Ao configurar o acompanhamento de conversões na plataforma Letsbook, o hotel pode criar campanhas usando comissão como estratégia de lances. Isso significa que o empreendimento só paga quando o viajante efetuar a reserva. Os hotéis também têm a possibilidade de definir a porcentagem de comissão do valor da reserva definido.
Além de oferecer flexibilidade, a parceria ainda promove capacidade de modelagem de investimentos no Google Ads de forma inteligente e independente. Segundo um estudo feito pelo Google, são 50 milhões de impressões elegíveis na plataforma de hotéis que estão conectados à Letsbook. Em linhas gerais, o número é sinônimo de muitas oportunidades de geração de reservas diretas para o setor. Os empreendimentos clientes da plataforma de e-commerce estão conectados diretamente com o Google Hotel Ads, com benefícios financeiros reais.
Vamos dar um exemplo: um hotel com ticket médio de R$ 350, no período de 12 meses, investindo R$ 60 mil anualmente, ou seja, R$ 5 mil por mês, a um custo de 10% por reserva realizada, obterá retorno de R$ 600 mil no ano. E vale ressaltar que esse ganho de 10 vezes o valor investido acontece diretamente pelo site do empreendimento.
Agora, vamos aos fatos: ao refazer esse cálculo, qual seria o custo desse hotel se esse mesmo usuário reservasse por um canal terceirizado? A parceria entre a Letsbook e o Google foi desenvolvida com o objetivo de fazer os clientes venderem mais, com mais lucro, mais independência e de forma direta. Com a proximidade entre o hóspede e a marca, a fidelização é um caminho natural.
“O relatório do Google, baseado em dados de usuários e pesquisas que não foram feitas com os próprios hotéis, mensura o potencial de receita dos anúncios do Hotel Ads. O grande detalhe é que os custos são determinados em, no máximo, 10%. Desta forma, criamos uma competição mais justa frente às OTAs”, pontua Ana Carolina Fusquine, vice-presidente da Letsbook.
Planejamento consistente e client experience
Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das datas comerciais mais importantes do ano, perdendo apenas para o Natal. Sabendo da relevância do período, desenvolver um planejamento estratégico das ações é parte essencial para resultados mais consistentes.
“A Black Friday este ano cairá junto com a Copa do Mundo, o que vem deixando o mercado indeciso em relação a quais ações adotar. O hoteleiro precisa se apropriar das conquistas da pandemia, com as mudanças de consumo e a adoção da compra direta”, avalia Ana. “A Letsbook ganha quando os hotéis praticam a venda direta, esse é o nosso negócio. Nossa proposta é que a plataforma de e-commerce seja o foco dessas reservas, com aumento do share dos canais diretos acima de 70%, esse é o bolo que dividimos”, acrescenta a vice-presidente.
Recentemente, a Letsbook anunciou parceria com a OTA Insight, que impacta diretamente as duas pontas do negócio. De um lado, o consumidor ganha uma melhor experiência de compra. Do outro, os hotéis se beneficiam com o aumento de tráfego em seus sites e, consequentemente, elevam seu potencial de vendas diretas. A união de forças trouxe um módulo de comparação de preços, abastecidos por dados e conectado ao motor de reservas.
“Já entendemos que o mercado mudou, onde o consumidor precisa ter consistência para permanecer no canal direto e não buscar terceiros. Dar visibilidade aos preços das OTAs diretamente no site dos hotéis oferece a segurança de que aquele é o melhor lugar para fechar a reserva”, pontua Rodrigo Schaurich, COO da Letsbook.
Para fins comparativos, o custo médio de reserva em uma OTA é de R$ 261, enquanto na Letsbook o valor cai para R$ 73. De acordo com a vice-presidente da plataforma de e-commerce, parcerias com a do Google e OTA Insight reforçam o DNA de inovação constante da empresa. “Vemos o mercado diariamente entregando seu legado para quem não pensa na venda direta. Os hotéis sabem da mudança de comportamento do hóspede e têm a chance de assumir o protagonismo de suas receitas, tomando decisões que os beneficiem a longo prazo”.
Vale lembrar que, além do motor de reservas, a Letsbook ainda fornece soluções de CRM, sites, landing pages, central de reservas, automatização de marketing, treinamento e suporte ao setor hoteleiro.
(*) Crédito da capa: Pixabay