Embora soluções tecnológicas muitas vezes surjam a partir da observação de dores (aparentemente) simples de resolver, é normal fazer a pergunta do título quando essas inovações aparecem. A partir da demanda de um cliente comum, Letsbook e OTA Insight uniram forças e, sobretudo, expertises para chegar a uma inovação bem no estilo “como ninguém nunca pensou nisso antes” e, claro, inédita no mercado brasileiro.

O resultado da parceria será percebido nas duas pontas do negócio: para o consumidor, melhor experiência de compra. Para os hotéis, elevação do tráfego direto para seu e-commerce e, em consequência, maior potencial de conversão pelo canal proprietário. No português mais claro possível, mais vendas diretas. Como isso é possível? Leia o restante do texto para entender.

Antes de explicar o milagre, é importante dizer quem fez rezas para os santos. Com uma estratégia de distribuição cada vez mais direcionada para seus canais proprietários, a Atlantica Hospitality International procurou os dois fornecedores (Letsbook e OTA Insight) com o objetivo de construir uma solução automatizada que unisse monitoramento de mercado, gestão de receitas e vendas diretas.

“Estamos sempre abertos a inovações que tragam benefícios reais para os hóspedes, para os hotéis e para o setor. Neste caso, a união dos dois parceiros traz resultados relevantes ao negócio, além de melhorar e facilitar ainda mais a experiência de compra do hóspedes”, explica Alex Dorighel, Head de Canal Direto da Atlantica. O resultado da integração das plataformas de OTA Insight e Letsbook foi a criação de um módulo de comparação de preços alimentado com dados da primeira conectado ao motor de reservas da segunda.

“Na prática, ao pesquisar no site da Atlantica, o consumidor verá também os preços de canais terceiros. O módulo, contudo, só é ativado quando nossa tarifa estiver com uma promoção ativa . Com isso, sem sair do nosso portal, o cliente terá a garantia do menor preço”, acrescenta Dorighel.

Desenvolvimento

Segundo Carolina Dominguez, PO (Product Owner) da Letsbook, o novo módulo (veja como ele funciona abaixo / dê um zoom para ver melhor) já estará rodando no e-commerce da Atlantica no final do mês. “Foram cerca de dois meses de desenvolvimento e testes junto com a OTA Insight. Estamos entregando uma solução que estimula as vendas diretas e dá toda segurança para o consumidor de que ele está tomando a melhor decisão de compra”, comenta.

Pensou nisso - Lestbook - Altantica - OTA Insight_mobile

 

Ricardo Souza, líder da OTA Insight na América Latina, esclarece que, quando a Atlantica tiver preços mais altos, o time de RM da rede paulista recebe uma notificação de forma que possa ajustar o preço para garantir o melhor preço e a venda no canal direto.

“É uma ferramenta que vai ter um impacto positivo nessa luta diária dos hotéis para tentar direcionar as reservas para seus canais diretos, principalmente seu site. Para o cliente, traz um benefício muito legal, que é reduzir a fricção da compra, uma vez que ele não precisa aumentar o volume de navegação para comparar preços e tomar sua decisão de compra”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News