Mirando o aumento de vendas diretas, ponto de distribuição que ganhou protagonismo na pandemia, a Atlantica Hospitality International lançou um novo site em setembro de 2021. A plataforma — desenvolvida em parceria com a Pmweb — viu seu número de usuários crescer 56% nos primeiros dois meses de 2022 frente ao ano anterior.

De acordo com Leonardo Rispoli, vice-presidente de Marketing, Vendas e TI da operadora, o aumento na base de clientes transitando no ambiente digital da rede é reflexo da retomada do mercado hoteleiro nos últimos meses.

“Estamos constantemente implementando melhorias junto à Pmweb, como forma de tornar o site mais eficiente para nossos hóspedes e converter melhor o tráfego que vem crescendo continuamente”, comenta o executivo.

O ingresso da plataforma na estratégia digital fez com que o site dobrasse sua relevância na distribuição dos hotéis comparado a 2020. “Sempre comparamos a performance de nosso site com a performance das OTAs, que já estão no mercado há tempos e investem bastante em mídia. Conseguimos fechar o ano de 2021 com o site sendo o segundo canal de vendas frente aos canais terceirizados”, acrescenta Rispoli.

Desta forma, o site ajudou a elevar as vendas diretas em mais de 46% quando comparado a 2020. Além da plataforma, a Atlantica também investiu em um aplicativo focado em produtos residenciais, que opera como canal para a contratação de serviços e atendimento 24 horas. Nele, é possível fazer reservas, check-in e check-out, acessar o apartamento, contratar serviços pay per use e conseguir informações sobre pontos turísticos de cada região.

Atlantica - balanço site - leonardo rispoli

Aumento é reflexo da retomada, afirma Rispoli

Insights de mercado

O marketplace, que reúne o inventário de hotéis e unidades de short-term rental, veio com o intuito de elevar a transformação digital da administradora. Dando a oportunidade dos consumidores comprarem serviços adicionais, a Atlantica busca também aumentar seu tíquete médio.

Dentro do contexto de mercado, a plataforma trouxe novos esclarecimentos sobre o comportamento do consumidor. “Nos ajudou a derrubar a ideia de que o brasileiro deixa tudo para a última hora. Um pouco diferente dos outros canais, nosso site tem apresentado uma janela de compra mais antecipada, o que nos faz acreditar o quão confiante o nosso hóspede se sente reservando por meio dele e da força de nosso programa de fidelidade”, finaliza Rispoli.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hospitality International