Dando continuidade à programação da Lacte17, aberta mais cedo em São Paulo, foi realizado o minilab Eventos – aprender com os erros? O que cada um tem a ensinar?, promovido pela Imaginadora, empresa de marketing de destinos. Participaram do do painel Ana Caroline Lazzaretti (Gol), Tico Marcondes (Evente-se Educação) e Ana Luiza Masagão, hoteleira, mapeando e debatendo os principais aprendizados e tendências após a pandemia.

Abordando vivências na produção de eventos, especialmente os híbridos, Marcondes ressaltou a importância de uma equipe especializada para evitar ou reduzir erros. “É importante ter pessoal capacitado, e principalmente estruturar os eventos com antecedência, sem muita inserção de conteúdo em cima da hora”, destaca.

O minilab, com proposta interativa, estimulou os participantes a refletirem em grupo acerca de erros cometidos em eventos neste formato, em evidência devido à pandemia. Em seguida, destacaram pontos que chamaram atenção e os principais aprendizados. A dinâmica foi realizada com o intuito de identificar perspectivas para a retomada.

Lacte17 - Painel_perspectivas

Lacte17: participantes foram estimulados a debater, em conjunto, perspectivas para a retomada

Principais pontos

Após a dinâmica, foram eleitas três principais perspectivas para a nova realidade. Entre elas, destacaram-se:

Encarar o erro como aprendizado: com os novos modelos de eventos, os profissionais têm que, literalmente, aprender fazendo.

Nada substitui um abraço: após dois anos críticos, a demanda de eventos tem crescido exponencialmente. Os participantes pontuaram que, em muitos casos, o formato presencial se enquadra aos objetivos da maioria das empresas.

Modelo híbrido andará lado a lado com o presencial: por mais que estejamos vivendo um momento de certo alívio, a maioria dos eventos acontecerá também nas plataformas online, que também agregam conteúdos significativos.

Além disso, também foram apontadas tendências como necessidade de reinvenção, flexibilidade e inovação. Ana Caroline explica que trabalhar esses pontos é extremante importante na retomada, pois criam conexões e geram um ambiente de confiança entre fornecedores e clientes. “Se o erro é inevitável, que possamos aprender com ele”, frase dita por uma participante, fechou o momento de debate.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News