Foi realizada oficialmente agora há pouco a abertura da Lacte17, no WTC Events Center, em São Paulo. Em sua fala, Roberta Moreno, presidente da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) e promotora do encontro, destacou o intenso trabalho da associação neste período de retomada, que fortaleceu o sentimento de comunidade do segmento, com criação de novas conexões com parceiros da entidade.

“Todos esses acontecimentos criaram uma oportunidade de equilíbrio ao setor e é isso que buscamos com a jornada Lacte: uma experiência completa”, afirmou Roberta, na abertura do encontro. Com o tema Build Back Better Together, o evento termina amanhã (9), com a expectativa de receber quase 700 participantes presenciais, além de 400 online.

Host do evento mais uma vez, Fernando Guinato, diretor do WTC Events Center, também falou na abertura. “O WTC é a casa da Lacte. Nós temos sempre o maior prazer em recebê-los. Hoje, temos uma demanda muito grande de eventos, que estava represada, e para mim é muito gratificante poder voltar ao normal e conviver com pessoas novamente após todas essas restrições. Estamos começando essa nova era com a Lacte17”, afirmou.

Protagonismo feminino em foco

Iniciando a programação bem no Dia Internacional da Mulher, Giovana Januzzelli, diretora executiva da Alagev, apresentou a palestra A força feminina brasileira. Em pauta, temas importantes como equidade de gênero e a importância de se elevar a presença feminina em cargos de liderança, principalmente neste momento de retomada.

“É preciso compromisso de todos – homens e mulheres – para que possamos criar, efetivamente, um ambiente de equidade de gênero no mercado de trabalho, visto que há um abismo enorme de protagonismo entre homens e mulheres”, ressalta.

Atualmente, as mulheres respondem por 54% da força de trabalho no mercado do turismo. “É importante que sejamos agentes de transformação desse cenário dentro das nossas empresas e, só assim, iremos atingir a tão buscada igualdade”, acrescenta.

Lacte17 - Giovana_Januzzelli

Giovana: crescimento da atuação de profissionais femininas é fundamental na retomada do Turismo

 

Na sequência, mas ainda na mesma temática, Jordana Souza, co-fundadora e chief revenue officer da Voll, participou do painel Equidade de gênero – uma reconstrução necessária. “Sinto-me muito lisonjeada de poder representar tantas mulheres, que nos ajudam a nos reinventar e reconstruir todos os dias, com muita disciplina. É um dos pilares que carrego na minha carreira enquanto empreendedora”, afirma.

Já Camila Belineli, gerente de Vendas da Latam, comentou a importância da luta feminina no mercado de trabalho. “Queremos direitos, liberdade e uma vida digna para todas. Existe um estudo no Fórum Mundial Econômico que afirma que a equiparação de direitos ainda está muito distante. Por isso, é importante falarmos cada vez mais sobre isso”, declarou.

Além disso, a executiva comandou um bate-papo com Leorgea Costa, comandante da Latam, e Ana Caroline Costa, gerente de Operações da companhia, sobre a atuação feminina no turismo. “O meu gênero nunca foi empecilho para correr atrás do meu sonho. Por isso, pude transpor as barreiras para conquistá-lo. Então não impus a mim mesma esse obstáculo do ‘ser mulher’, por mais que ele exista”, disse Leorgea.

Lacte17 - Bate-papo_Atuação_feminina

“Superei barreiras e consegui construir minha carreira como pilota na Latam”, disse Leorgea

 

Ana, por sua vez, fez considerações sobre sua trajetória no setor do turismo durante sua fala na Lacte17, ressaltando a falta de referências femininas no início de sua carreira. “Quando fui para a área Comercial, senti o peso do que é ser mulher em um mercado onde 95% dos profissionais são homens. Hoje, contudo, esse cenário teve uma mudança considerável. Atualmente, minha equipe é formada por 50% de profissionais mulheres, o que é uma realidade bem diferente de quando eu iniciei minha trajetória”, acrescenta.

O momento foi encerrado com o anúncio de parceria entre a Alagev e MPI Brazil. Juliana Aranega, presidente da empresa, destacou que o momento de reconstrução é também de unir forças para garantir bons resultados.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News