A informação do título em si nem chega a ser muito surpreendente. Com o lazer regional e rodoviário dando as cartas nessa retomada, era mais do que esperado que o volume de buscas por hotéis crescesse na plataforma, onde a procura por passagens aéreas é tradicionalmente superior. O que chama atenção é a intensidade dessa alta, como nos revela Gustavo Vedovato, country manager do Kayak, em entrevista ao Hotelier News.

Segundo o executivo, no cargo desde outubro do ano passado, as buscas por hotéis em janeiro avançaram 35% frente ao trimestre anterior (outubro a dezembro). “Esse aumento foi o gancho para que lançássemos a Hotel Week”, explica Vedovato, referindo-se à ação promocional promovida semana passada, com participação de algumas das principais redes do país, como Accor, Nobile e Selina, entre outras.

Ele revela também que, no geral, o volume de acessos na plataforma vem subindo desde julho do ano passado. “Ainda assim, está abaixo da média histórica, mas em recuperação. Na data de ontem (dia da entrevista foi 24 de fevereiro), estava 32% inferior a igual período de 2020”, revela. “Importante destacar que 2020 começou muito bem, com crescimento de quase 80% em março até a eclosão na pandemia”, completa.

Kayak: destinos e tarifas

No ano passado, o metabuscador da Booking Holdings lançou uma página de tendências, com dados sobre volume de buscas de voos indexadas nas marcas do Kayak no país de origem listado. As informações são atualizadas diariamente e visam refletir as mudanças no interesse dos viajantes semana a semana, ano após ano. Para acessá-la, clique em https://bit.ly/37XCptN.

“Na nossa avaliação, recuperação total da indústria de viagens vai levar alguns anos. A página de tendências é uma forma de tentar mensurar a velocidade dessa retomada e ajudar os players do mercado a calcular isso”, afirma Vedovato, que revela também algumas tendências de mudança no comportamento do consumidor em suas buscas na plataforma (veja abaixo).


Kayak - tendências de viagens_Gustavo Vedovato (1)

Vedovato é o atual country manager do Kayak

Tendências no comportamento do consumidor

– Migração para o doméstico
– Nenhum destino internacional no top 10 + buscados
Book window menor (30 dias no doméstico)
– No pré-pandemia, book window era de até 3 meses
Viagens em família é o 1º lugar entre as categorias + buscadas
– Na contração, viagens a trabalho em último lugar
– Tipos de hospedagem: hotéis de rede são mais buscados; limpeza e segurança como razão
– Alta nas buscas por short-term rental: limpeza e segurança como razão


Outro ponto levantado pelo executivo é uma queda nas tarifas em algumas praças. Ele não soube precisar se há alguma relação desse recuo com a realização da Hotel Week, mas em alguns destinos a variação negativa chegava a 30% em relação a 2020. Abaixo, é possível ver também uma lista com algumas das cidades (nacional e internacional) mais buscadas na plataforma, com comparação mensal e anual.

Kayak - página de tendências_destinos procurados

(*) Crédito da capa: Alexander Kaunas/Unsplash

(**) Crédito da foto: JP Mubarah/Kayak

(***) Crédito do infográfico: Kayak