As viagens definitivamente estão voltando. Com o fim da pandemia, os turistas estão compensando o tempo perdido após dois anos de restrição. Entretanto, alguns padrões de comportamento chamam a atenção do setor. Hoje (21), o Kayak apresentou mais uma edição de seu Relatório de Tendências de Viagem, com dados e insights de análise de demanda. Gustavo Vedovato, country manager do metabuscador, destacou que o viajante brasileiro, atualmente, está focado nos feriados para viajar.

“O viajante brasileiro está aproveitando bem os feriados. O ano de 2023, particularmente, está cheio de feriados prolongados, então a tendência para esses períodos é bastante positiva, com alta demanda”, explica o executivo.

Vedovato também apontou que nos últimos três anos, os turistas têm buscado viagens com cada vez mais antecedência para períodos como as férias escolares de julho e o recesso de final de ano. “Esse aumento de buscas tem reflexo direto na precificação das passagens aéreas, por exemplo”, acrescenta.

kayak

Vedovato e Adriana Maia, gerente de Marketing

Outros insights

O relatório do Kayak mostrou ainda que a hotelaria responde por 61,8% das preferências de hospedagem dos viajantes, com os hotéis três estrelas liderando as buscas (53,9%), seguido por duas estrelas (20,2%) e quatro estrelas (16,5%).

O estudo mostrou os destinos mais buscados pelos viajantes brasileiros. Entre os 10 principais, nove são domésticos e um internacional. No topo da lista, aparecem São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Além disso, cidades de praia respondem pela maior parte das buscas. Dentre as TOP 10, sete estão no litoral. Praças como Salvador e Florianópolis também aparecem entre os destinos mais procurados.

Entre os principais países emissores de turistas para o Brasil, estão EUA, Portugal, Alemanha, França, Argentina e Reino Unido.

Precificação

Durante a apresentação do relatório do Kayak, Vedovato falou sobre os preços das hospedagens. “Todos os hotéis tiveram aumento nos preços, principalmente os duas estrelas, que subiram 24%, com o preço semelhante aos de uma estrela. Ou seja, isso ajuda na decisão final do viajante”, destaca.

Os dados mostram que, para as viagens do férias de final de ano de 2022, por exemplo, os preços de viagens e hospedagens se mostraram mais acessíveis quando as buscas acontecem com dois meses de antecedência.

“Assim, o ideal é reservar com essa antecedência, por conta da estabilidade dos preços. Para todas as datas analisadas – Carnaval e férias de julho de 2022, além de Carnaval e férias de fim de ano de 2023 – observa-se que as tarifas sobem quando as reservas acontecem com 15 dias de antecedência”, finaliza Vedovato.

(*) Crédito da capa: Fellipe Ditadi/Unsplash

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News