Julio Mendes Gavinho fez sua passagem hoje (1º) em São Paulo, em decorrência de um câncer, detectado há cerca de quatro anos. Com 53 anos, ele deixa esposa e filha.

Durante esse período pude ter o privilégio em ter convivido com mais frequência com ele. Além de trocarmos mensagem e falarmos toda a semana, viajamos de moto, fumamos muitos charutos e conversamos bastante.

Julio Gavinho: criador da marca Zii

Vi o Julio pela primeira vez em 2003. Ele morava em Curitiba e trabalhava na Bristol Hotéis e Resorts. Eu tinha ido lá para ofertar à rede o booking engine e-Reserva, onde eu trabalhava. A primeira impressão foi muito boa e a sinergia foi criada. Reencontros são assim mesmo… Como podemos explicar ter afinidade com pessoas logo num primeiro encontro?

Depois, ele foi trabalhar em redes internacionais como Hyatt e Marriott, sempre na área desenvolvimento. Quando ele fundou a doispontozero, com investimento da HSI, nos aproximamos mais. O primeiro empreendimento foi da notável marca Zii, criada por ele. Pude estar presente na inauguração da primeira unidade em Parauapebas, no Pará, junto com a press trip.

Quando deixou a doispontozero, por razões nunca reveladas, demonstrou certa tristeza. E meses depois veio o primeiro sinal da doença. Virou vegetariano e parou de ingerir álcool, procedimento indicado por seu médico em busca de sua cura.

Os rituais com charutos se tornaram mais frequentes e começamos a nos conhecer mais. Percebi que o Julio era ávido por história! Um leitor assíduo e interessado na evolução da humanidade.

Virou articulista do Hotelier News, sempre escrevendo de forma polêmica e exaltando os pensamentos. Escreveu seu primeiro texto em agosto de 2016 e o último em março.

Nos últimos anos trabalhou com consultorias, aplicando seu vasto conhecimento em empreendimentos de luxo espalhados pelo Brasil.

Quando comprou sua primeira moto, começamos a dar rolês. Viajamos juntos em duas oportunidades. Uma para a Serra do Rio do Rastro e, há poucos meses, para Maringá. Passamos a maior parte do tempo no hotel, envoltos dos charutos e de um bom papo.

Na semana seguinte da nossa volta foi internado, vindo a falecer. Além da esposa e filha, ele deixa também seus dois cães de estimação, Mike e Marlene. Foi um privilégio te conhecer, Julio, nos vemos em breve, porque para onde você foi, o tempo não existe. A morte nada mais é do que a passagem para uma dimensão diferente, por isso os sentimentos são de gratidão e amor. Isso é a essência de toda a nossa irmandade.

Pela sua vontade, o corpo de Julio será cremado e suas cinzas espalhadas em algum local do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News