Após o turismo cívico decepcionar as expectativas no 7 de Setembro, a hotelaria brasiliense se vê à frente de outra boa oportunidade de faturar. De ontem (18) até o dia 25 de setembro, a capital do país sedia pela segunda vez o JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). Entre atletas, comissão técnica, profissionais de saúde e voluntários, o evento esportivo deve atrair mais de 7 mil turistas e conta com investimento total de R$ 15 milhões, destinados à infraestrutura de eventos, hospitalidade e mobilidade.

Desta vez, diferentemente do Feriado da Independência, a demanda potencial para os hotéis é realmente interessante, diz Adriana Pinto, vice-presidente da ABIH-DF. “No ano passado, o JUBs teve uma repercussão muito positiva para a hotelaria. Estávamos saindo da pandemia, então havia poucos eventos e movimentação no setor. Agora, está melhor ainda, com muito mais atletas e, por este motivo, mais hotéis estão envolvidos, incluindo o segmento upscale”, revela.

“A capital federal está se consolidando no cenário de eventos esportivos de grande porte. Essa edição vai quebrar todos recordes, com números muito expressivos e uma movimentação de todo o trade de turismo, nos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes, empresas de receptivos”, detalha Paulo Souza, gerente de Logística e Hospitalidade da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), entidade responsável pela organização do evento.

O campeonato promete gerar mais de 1 mil trabalhos temporários diretos, 6 mil contratações indiretas, 84 mil refeições, 300 locações de transporte e 24 hotéis com mais de 40 mil diárias de hospedagem já vendidas. “É uma ótima oportunidade para fomentar a economia local como um todo. Isso porque trazemos um público diferente, que usufrui dos mais variados tipos de produtos, prestigiando os fornecedores que nem sempre estão na cadeia de consumo de executivos, o principal perfil de visitantes da cidade”, ressalta Souza.

Expectativas

Segundo os organizadores, o retorno do JUBs à Brasília é vantajoso, especialmente em função da ampliação do evento, que cresceu 30% frente a 2021. “A cidade vem respirando o clima do esporte universitário desde o ano passado e se preparou para entregar um evento maior e ainda melhor”, finaliza o gerente da CBDU.

Para aprofundar um pouco mais nas expectativas para o período, o Hotelier News conversou com Ricardo Souza, líder da OTA Insight na América Latina. “Vemos na nossa ferramenta o impacto que os jovens universitários têm na demanda de Brasília da próxima semana. Olhando os dias de semana, há uma sobreposição entre a demanda dos jogos universitários, corporativas e políticas da cidade, gerando dois picos de buscas nos dias 20 e 21”, relata Ricardo.

“Agora, é muito interessante também notar o final de semana dos dias 24 e 25, quando há um alto volume de buscas tanto por hotéis, como por voos, mostrando que os jogos universitários serão grandes geradores de demanda para a cidade”, acrescenta o executivo da OTA Insight.

jogos universitários - grafico

“Serão oito dias de ocupação em 100%. Para nós, que temos 79 apartamentos, o faturamento é de aproximadamente R$ 250 mil”, comemora Luciana Bittar Homsi, diretora executiva do Brasília Imperial Hotel. “Embora a tarifa seja mais baixa do que praticamos normalmente, a estada prolongada representa uma demanda muito boa, não só no Imperial, como para toda indústria hoteleira de Brasília. É um giro muito alto de dinheiro que esse evento traz para a cidade”, complementa.

Daniel Oliveira, gerente Comercial do Ramada By Wyndham Brasília Alvorada, expressa o mesmo otimismo de Luciana. “Prevemos 86% de ocupação média durante o evento, gerando uma movimentação acima do esperado para o período”, conta o executivo. Ele acrescenta que criou um plano de ação para gerar personalização do atendimento, dos serviços à decoração, para adaptar o empreendimento aos estudantes.

Programa Bem Receber

Para a hotelaria de Brasília, movimentada tradicionalmente pelos públicos corporativos e políticos, é no mínimo um desafio receber um elevado número de jovens universitários. Por este motivo, a CBDU realizou workshops de capacitação, estimulando ações e melhorias na recepção dos competidores. “A ideia é compartilhar conhecimento, cases de sucesso das edições anteriores e ressaltar a importância de encantar o público”, destaca Souza.

A iniciativa, que faz parte do Programa Bem Receber, tem como ponto final o reconhecimento e premiação dos prestadores de serviços. Serão 12 categorias de fornecedores avaliados nos quesitos de promoção cultural, ambientação, acessibilidade e sustentabilidade, entre outros critérios.

De categoria quatro estrelas, o Brasília Imperial Hotel realizou inúmeras reuniões de planejamento para desenvolver opções de lazer para melhor atender a esse perfil de público. “Estamos instalando mesas de sinuca e de pingue-pongue, além de salas de fisioterapia e de cinema. Também vamos oferecer café, música ao vivo e decorações de Minas Gerais, que é a delegação que receberemos”, lista Luciana.

Souza também destaca que os atletas universitários são curiosos, utilizam bastante a internet para pesquisar e gostam de viver experiências diferenciadas. Isso, na visão do executivo, representa uma boa oportunidade de fidelização e up selling. “É um público formador de opinião, com alto poder de consumo. Ou seja, tem espaço para criação e crescimento de diversos produtos e serviços”, conclui.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Confederação Brasileira do Desporto Universitário