As viagens sofreram uma ruptura durante a pandemia de COVID-19, mas com a distribuição da vacina em andamento, há luz no fim do túnel.

Estabelecer as bases para uma recuperação bem-sucedida agora renderá dividendos à medida que as viagens retornarem em todos os segmentos. Os hoteleiros podem posicionar suas propriedades, utilizando a mídia social de forma estratégica e direcionada.

A mídia social permite a comunicação direta com os clientes e pode produzir resultados rápidos se usada corretamente. Ele fornece uma plataforma para aumentar a conscientização dos viajantes que estão considerando destinos para retomar as suas viagens. E como já havia comentado em artigos anteriores, e também um importante veículo para construir confiança.

Ouvir e relatar nas redes sociais também é uma excelente maneira de descobrir novas tendências e desenvolver novas ofertas com base no feedback do viajante em tempo real. Este artigo aborda cinco maneiras eficazes de usar a mídia social em sua estratégia de recuperação:

1. Comunicar iniciativas de segurança por meio da mídia social

Comunicar as medidas de segurança é mais importante agora do que nunca e provavelmente será uma parte permanente da estratégia de mensagens do hotel. Embora as pessoas estejam ansiosas para viajar, há uma preocupação constante sobre quando será seguro fazê-lo. Uma comunicação clara e consistente é fundamental. Além de dicas visuais no local e comunicação no site do hotel e por e-mail, as plataformas sociais são uma ótima maneira de passar a mensagem e encontrar pessoas onde já estão pesquisando seus planos de viagem.

A mídia social permite que um hotel mostre medidas de segurança na prática, em vez de uma lista no site de tudo o que está sendo feito para manter os hóspedes seguros. Pode aumentar o conforto do hóspede ao observar as medidas de segurança em prática, ao mesmo tempo que mostra os hóspedes desfrutando de sua estadia no novo normal.

A escuta social também pode ajudar a descobrir preocupações específicas do viajante e orientar o conteúdo da mídia social para atender ao protocolo específico de um hotel.

Não há dúvida de que a indústria de viagens sofreu um grande golpe em 2020 e será essencial que os hotéis e outros parceiros de viagens utilizem todos os seus ativos e canais com sabedoria para se destacar da concorrência, atraindo viajantes e ganhando sua confiança. A recuperação do setor começa agora, quando consumidores e viajantes de negócios estão considerando seus planos de viagem para um futuro próximo e distante.

Com o conteúdo e as mensagens certas e as postagens detectáveis, as marcas de hotéis podem se conectar com os hóspedes anteriores, bem como com novos públicos – especialmente quando os viajantes consideram a estadia em viagens e viagens mais curtas que não teriam considerado antes da pandemia.

2. Destaque experiências e amenidades únicas por meio de canais de mídia social para motivar os viajantes a reservar uma primeira vez ou uma visita de retorno:

Muitas pessoas passaram a maior parte de 2020 em suas casas sonhando com a próxima viagem. As várias proibições de viagens criaram uma panela de pressão de demanda reprimida de pessoas em regime de isolamento. Para alguns, as viagens tiveram de ser canceladas, enquanto para outros, o planejamento foi interrompido abruptamente. Conforme os níveis de conforto aumentam junto com a disponibilidade e distribuição generalizada de uma vacina COVID-19, eles começarão a planejar suas viagens, e os especialistas antecipam uma tendência de viagens de “vingança”.

Os hotéis podem despertar o interesse agora durante a fase de consideração, apresentando suas ofertas e experiências exclusivas por meio da mídia social. Informações, imagens, vídeos e experiências virtuais abrirão o apetite e solicitarão reservas assim que as pessoas sentirem que é seguro viajar novamente.

Ao longo de 2020, as pessoas visitaram muitos lugares do sofá por meio de suas contas de mídia social. À medida que seus sonhos de viagem começam a se materializar em planos firmes, os hotéis precisam estar na frente e no centro para os hóspedes que desejam se convencer de que ficar com eles é a decisão certa – seja uma viagem com lista de desejos ou uma viagem baseada na proximidade.

Os viajantes estão utilizando hashtags no Instagram para pesquisar aquela viagem instagramavel. Eles também estão pesquisando coisas importantes para fazer no Pinterest. E eles estão experimentando destinos indiretamente por meio do YouTube. Como a mídia social é um lugar importante para os viajantes pesquisarem e planejarem suas viagens, os hotéis também precisam estar lá. Marcas que executam uma boa estratégia social podem ganhar um lugar na lista de consideração do viajante para viagens futuras.

3. Utilize influenciadores sociais locais para promover viagens de permanência e viagens e ganhar consideração para viagens futuras:

Vários estudos e pesquisas de pulso apontaram para o aumento das viagens de curta distância por automóvel desde meados de 2020. Embora as viagens dentro ou fora do país ainda possam estar à distância, há uma oportunidade de usar influenciadores sociais locais para promover destinos próximos. As pessoas estão procurando sentir o gostinho da viagem – talvez uma escapada rápida – mesmo que ainda não se sintam confortáveis ​​para entrar em um avião. É aí que entram os staycations e as viagens rodoviárias. Focar no público local a curto prazo pode render dividendos, pois as pessoas estão procurando uma mudança de cenário em suas casas.

Os influenciadores sociais locais poderão visitar seu hotel e criar conteúdo agora, potencialmente a uma “taxa de amigos” ou para troca, já que desejam continuar a postar material relevante, ao mesmo tempo em que destacam e reconhecem a prioridade de permanecer seguro. Conectar-se com influenciadores de viagens ou estilo de vida permite que o hotel se beneficie do conhecimento da marca que eles geram e reúna conteúdo para esforços promocionais futuros.

A maioria dos influenciadores está aberta à negociação dos direitos de uso das fotos e vídeos que eles criam no hotel e no destino. Isso dará ao hotel recursos adicionais de diferentes perspectivas para mostrar a propriedade. Marcas de viagens como a National Geographic dão um passo adiante postando conteúdo de influenciadores diretamente em seu feed do Instagram . Isso traz estilos diferentes e uma riqueza de conteúdo interessante e envolvente a um custo mínimo. Na maioria dos casos, os influenciadores ficam mais do que felizes em fornecer permissão, pois isso amplifica seu conteúdo em novos canais e ajuda a aumentar o número de seguidores e engajamento.

4. Use a escuta social para descobrir novas tendências e desenvolver novas ofertas:

Antes e durante a pandemia COVID-19, vimos tendências emergirem como trabalho em qualquer lugar, um foco maior no bem-estar e autocuidado, incluindo sono. Usar uma ferramenta de escuta social ou pesquisar manualmente hashtags de viagens pode revelar tendências emergentes e permitir que os hotéis desenvolvam ofertas novas e atraentes que se ajustem à marca. Saber o que o cliente deseja, ou mesmo o que ele ainda não sabe que deseja, ajudará os hotéis a se destacarem no que está se configurando para ser um mercado competitivo de recuperação de viagens. A escuta social também pode manter o dedo no pulso das preocupações em evolução dos viajantes, permitindo uma resposta adequada com medidas de segurança.

Tendências emergentes, como trabalhar em qualquer lugar, inspiraram alguns hotéis a criar ofertas específicas e destacar as comodidades existentes que atendem a esse público de nômades digitais recém-formados. À medida que as preocupações com a segurança continuam, especificamente em relação a reuniões maiores e espaços potencialmente lotados, hotéis menores e aqueles em áreas rurais podem se destacar como opções responsáveis ​​e seguras para viagens.

Os hotéis que se enquadram nessa categoria podem usar a escuta social para determinar o que esse novo público espera como uma pista do que adicionar ou promover em termos de ofertas relevantes. A escuta social também pode inspirar novas maneiras de apresentar as amenidades existentes ou criar novos programas que abordem as tendências atuais, tornando mais provável que a propriedade seja a prioridade quando os hóspedes retornarem às viagens.

5. Use métricas sociais para direcionar a estratégia de conteúdo:

A chave para uma estratégia de mídia social inteligente é dar às pessoas o que elas querem. É imperativo que as marcas monitorem suas métricas sociais para ver como seu público responde ao conteúdo. Isso permitirá focar recursos no conteúdo mais valioso para o público e permitirá o ajuste fino contínuo da estratégia para promover mensagens-chave com eficácia. Uma estratégia de mídia social deve ter uma estrutura que seja fiel à marca e, ainda assim, permita fluidez ao longo do tempo.

As marcas devem aprender o que está funcionando para suas contas em cada plataforma de mídia social, enquanto testam diferentes tipos de conteúdo e formas de apresentá-lo. Um simples ajuste no tipo de foto ou mudança para vídeo pode ajudar a gerar mais engajamento e, consequentemente, mais atenção no conteúdo da marca.

As métricas também são um roteiro para os hotéis que precisam aproveitar ao máximo os recursos limitados – e quem não o faz atualmente? Os orçamentos e os recursos dos membros da equipe são excepcionalmente enxutos por enquanto. As métricas sociais podem ajudar uma equipe pequena ou reduzida a concentrar os esforços do hotel nas áreas que estão gerando conscientização, consultas e reservas.

As métricas oferecerão uma visão para reduzir as plataformas sociais que não estão funcionando bem ou desenvolver conteúdo que pode ser facilmente manipulado para o que funciona melhor para cada plataforma social. Além disso, trabalhar com influenciadores sociais pode ser uma maneira acessível de complementar ou substituir uma foto ou vídeo no local.

Não podemos esquecer que a execução de um programa estratégico para a mídia social tem o potencial de impulsionar uma recuperação bem-sucedida e impulsionar o crescimento dos negócios a longo prazo, uma vez que a crise esteja em um retrovisor distante.

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Atualmente, sócio diretor da Escola para Resultados e da Operadora Hoteleira HotelCare, Jeferson Munhoz conta com mais de 30 anos na área de vendas, distribuição e marketing, em cargos de liderança em hotéis independentes e redes hoteleiras nacionais e internacionais, tais como Accor, Club Med, Bourbon, entre outras. Já participou de 30 aberturas e conversões hoteleiras no Brasil e América do Sul. É professor universitário com passagem em instituições como: USP, Anhembi Morumbi, Uninove e Senac. Participou em associações de classe com FOHB e Resorts Brasil.

(*) Crédito da foto: divulgação/Jeferson Munhoz