Para a maioria dos hotéis, Facebook e Instagram são os principais canais de mídia social para criar perfis de propriedade e alcançar mais hóspedes. Mas e o TikTok? Por que é tão popular? É uma plataforma valiosa para os empreendimentos aumentarem suas reservas diretas? É o que vamos descobrir.

A plataforma tornou-se disponível mundialmente em 2018, mas só ganhou popularidade durante a pandemia, com todos participando dos vídeos de dança publicados na internet. O TikTok é agora o aplicativo mais popular baixado globalmente e a marca que mais cresceu em 2022, aponta o Hospitality Net. Segundo o TikTok, o objetivo do app é inspirar a criatividade e trazer alegria.

Embora não seja tão claro se o aplicativo consegue isso, sua influência sobre a geração Z é indiscutível. A capacidade de liderar e motivar as pessoas é talvez a qualidade mais valiosa que o TikTok pode ter, e é isso que o torna um canal de marketing muito popular em uma ampla gama de setores, inclusive a hotelaria. Em comparação com outras empresas, os hotéis têm sido um pouco mais lentos para adotar esse novo canal para seus negócios.

Por outro lado, se considerarmos que a hospitalidade é uma indústria capaz de inspirar, também vale admitir que o TikTok pode ser uma plataforma ideal para os hotéis terem presença digital, cultivando relacionamentos com hóspedes anteriores, existentes e em potencial. Uma das gigantes da hotelaria, a Hilton viralizou na plataforma com um vídeo de 10 minutos, publicado no começo de 2023.

Alcançando a próxima geração de viajantes

A geração Z, ou seja, pessoas nascidas entre 1997 e 2012, está se destacando quando se trata de poder de compra, e muitos estão optando por gastar em viagens. Embora essa tendência tenha sido inicialmente interrompida pela pandemia, a geração mais jovem de adultos claramente está compensando o tempo perdido viajando com frequência.

Segundo dados de uma pesquisa da Morning Consult, pouco mais da metade dos adultos da geração Z (52%) são viajantes frequentes, o que significa que fizeram pelo menos três viagens de lazer em 2022. Essa parcela é significativamente maior em relação à geração X e aos baby boomers.

Por isso, ao gerenciar a presença online de um hotel, os hoteleiros precisam manter seus consumidores alvo procurando por suas propriedades. Apesar de a maioria das empresas recorrer ao Google para otimizar a presença no digital, hoje em dia a pesquisa está em toda parte, inclusive no TikTok. Uma pesquisa do Influencer Marketing Hub mostra que a plataforma é a mídia mais usada da internet, enquanto o Google aparece na quinta posição da lista.

Além disso, 40% das principais consultas no buscador estão relacionadas a redes de mídia social. Isso mostra que há muito mais atividades nas redes sociais em comparação com os mecanismos de busca. Nesse cenário, o TikTok aparece como recurso ideal para os viajantes da geração Z, que valorizam conteúdo autêntico acima de tudo. Em média, os usuários dessa geração gastam mais de 1,5 hora por dia na plataforma, com 167 milhões de exibições de vídeo por minuto.

Portanto, ter uma presença no TikTok pode ampliar significativamente o alcance de um hotel e impactar positivamente os resultados dos negócios.

Como divulgar sua marca no TikTok

Os números da rede social estão crescendo a cada dia, ultrapassando 1 bilhão de usuários ativos mensais no segundo trimestre de 2022. Muito provavelmente, o que você está procurando pode ser encontrado em um vídeo do TikTok. O app possui conteúdos sobre diversas áreas e assuntos. O objetivo é manter o usuário conectado à plataforma. Portanto, se você decidir ter seu hotel no TikTok, é necessário seguir alguns passos para comercializar sua marca:

Crie uma conta comercial com conteúdo novo e diferente: o conteúdo de vídeo curto é o mais indicado e, quanto mais engraçado, melhor. É possível aumentar a visibilidade de uma marca participando das trends do TikTok, como hashtags, músicas e desafios. Mostre a criatividade de seu hotel.

Use a ferramenta como anunciante: por exemplo, faça com que a equipe interaja com seus hóspedes em potencial. Isso ajudará a trazer tráfego para o site do seu hotel e pode resultar em mais reservas diretas.

Compartilhe as joias escondidas do seu empreendimento: isso faz com que o hóspede tenha uma experiência local real antes mesmo de fazer a reserva.

Humanize sua marca: conte histórias e mostre o que está acontecendo nos bastidores do seu hotel. Inclua sua equipe e mostre senso de humor. Além disso, se o seu empreendimento está lutando para contratar as pessoas certas, o TikTok também pode funcionar para atrair possíveis funcionários.

Destaque o que seu hotel tem a oferecer: uma vista incrível, uma piscina infinita, obras de arte, receitas do restaurante ou até mesmo um barman preparando drinks. Tudo isso chama a atenção.

Mostre todos os seus pontos de venda: de acordo com pesquisa da HubSpot, 80% dos usuários conseguem se lembrar de um vídeo que assistiram nos últimos 30 dias, especialmente os da geração Z.

Atualmente, uma porcentagem considerável da população mundial se envolve com o TikTok. Os hotéis que usam essa plataforma regularmente para atividades de marketing podem se beneficiar de ótimos resultados, mais reservas diretas e maior reconhecimento.

(*) Crédito da foto: Solen Feyissa/Unsplash