Na extremamente pulverizado ambiente competitivo da hotelaria, um grande desafio prevalece entre os hoteleiros: como aumentar as vendas diretas. Embora intermediários como agências de viagens e OTAs consigam elevar o alcance comercial dos meios de hospedagem, esses parceiros cobram caro por isso.

De certa forma, as reservas diretas funcionam como um “anulador” dessas taxas. Além disso, abrem portas para experiências personalizadas dos hóspedes, o que é vital para garantir a fidelidade do cliente. Nesse cenário, é importante conhecer maneiras efetivas para elevar as reservas pelos canais proprietários. O portal Hotel News Resources listou nove delas abaixo.

Principais táticas

(1) Ofereça tarifas e pacotes atrativos: preço continua sendo um dos fator atraente para os hóspedes na escolha de um hotel. Oferecer tarifas mais competitivas nos canais proprietários pode atrair hóspedes para reservar diretamente. Por outro lado, não se trata apenas de definir um valor mais baixo. Trata-se também de oferecer o montante certo na hora correta e, principalmente, ao cliente ideal. E é aí que entra o RM (Revenue Management).

Sistemas de gerenciamento de receitas utilizam análise de dados para prever a demanda, otimizar a disponibilidade e maximizar o crescimento das vendas. Essas plataformas permitem aos hoteleiros definir preços dinâmicos, que se ajustam de acordo com a procura do mercado.

(2) Crie um site eficaz: o site do seu hotel é um parte crucial da jornada do hóspede. Ele é sua vitrine digital. Portanto, garantir que seja visualmente atraente e fácil de usar é essencial para converter visitantes em hóspedes potenciais. Um PMS com recursos integrados de criação de sites pode integrar diretamente o inventário de seus quartos, facilitando as atualizações em tempo real.

(3) Otimize seu mobile: lembra da nossa matéria sobre mobile first? Esse conteúdo é de 2018, mas segue atual, pois mais e mais consumidores usam smartphones para tudo, inclusive planejar viagens. Por isso, otimizar o site do seu hotel para dispositivos móveis é inegociável. Um design responsivo garante que os usuários tenham uma experiência completa. Além disso, a utilização de modelos otimizados pode ser a maneira mais eficiente de aumentar as vendas diretas.

(4) Use um bom motor de reservas: a chave para uma estratégia de vendas diretas bem-sucedida é um booking engine eficiente, abrangente e fácil de usar. Não basta apenas ter um site ou aplicativo, é preciso tornar o processo de reserva o mais simples e fácil possível. Quanto menos cliques melhor. Um mecanismo de reserva integrado pode reduzir as taxas de abandono, permitindo, como resultado, mais reservas diretas.

(5) SEO: o conceito de Search Engine Optimization é um recurso essencial para aumentar a visibilidade do seu portal nos buscadores de forma orgânica. Ao usar as palavras-chaves corretas relacionadas aos serviços e localização do seu empreendimento, é possível aumentar significativamente sua classificação em mecanismos de busca como o Google. Aquela máxima não envelhece: se não está na primeira página, não existe!

(6) Forneça experiência local: os hóspedes procuram experiências locais autênticas, e oferecê-las pode ser um motivo convincente para atrair clientes para canais diretos. Então, busque parcerias estratégicas com fornecedores de serviços locais para enriquecer sua oferta de hospedagem e atrair mais clientes.

(7) Use as mídias sociais: as redes sociais não são apenas um canal de comunicação e de reconhecimento da sua marca. São também  uma ferramenta poderosa para gerar vendas diretas para o seu hotel. Plataformas como Instagram, Facebook e Twitter permitem “fisgar” o público com conteúdo de qualidade, que mostra os melhores recursos e atrativos do seu empreendimento e do destino onde ele fica.

(8) Experiência pós-reserva personalizada: numa era em que os clientes são movidos por escolhas, experiências pós-reserva personalizadas podem ajudar a garantir reservas diretas e a fidelização do cliente. Um e-mail customizado incluindo sugestões de atividades ou compartilhar uma plataforma que funcione como um concierge pessoal, tudo serve como um catalisador para a construção de conexões com os hóspedes.

(9) Aproveite o e-mail marketing e o Whatsapp: não, meu amigo, o famoso correio eletrônico não morreu e o Zap, como vocês sabem, continua a ser canal de comunicação muito utilizado pelos brasileiros. Esses dois meios são uma linha direta com o hóspede e, utilizando mensagens personalizadas e relevantes, os hotéis podem automatizar, customizar e gerenciar a comunicação com os hóspedes a partir de uma única fonte.

(*) Crédito da foto: Vojtech Bruzek/Unsplash