Recém-certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Itapemirim Transportes Aéreos confirmou a data do seu voo inaugural: 29 de junho. A venda de passagens, contudo, começa na sexta-feira (21), com a empresa inicialmente atendendo a oito destinos no país. São eles: Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (Galeão), Salvador e São Paulo (Guarulhos).

Na verdade, o primeiro voo, no dia 29 de junho, terá toda renda revertida para instituições beneficentes. Os voos comerciais começam no dia seguinte e as passagens podem ser comparadas pelo site da companhia aérea ou por agências de viagens. Os voos serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 162 passageiros.

“Estamos reconfigurando os aviões para que nossos passageiros possam desfrutar de uma viagem de preço acessível, porém com toda a comodidade e segurança”, explica Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim. “Vamos aproveitar nosso enorme conhecimento em transporte de passageiros para não ficar somente em terra, mas levar todos os nossos diferenciais de atendimento a um patamar muito mais alto”, completa.

Itapemirim: frota e mais voos

Em um primeiro momento, a frota da empresa contará com cinco aeronaves Airbus A320. A previsão é de que, até o final do ano, mais 15 (do mesmo modelo) engrossem a frota. Já no primeiro semestre de 2022, a companhia receberá cinco aeronaves por mês, o que permitirá a Itapemirim atingir a marca de 50 aeronaves.

Além disso, a empresa área do Grupo Itapemirim mais seis destinos à oferta de voos a partir do dia 1º de agosto. São seis capitais: Recife, Maceió, Fortaleza, Florianópolis, Vitória e Natal. Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 cidades brasileiras. “A ITA chega para democratizar em definitivo o transporte aéreo nacional”, acrescenta Piva.

O começo das operações da companhia casam com o início, mesmo que ainda tímido, da retomada da aviação comercial no mercado doméstico. Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) divulgados ontem (17) mostram que houve aumento da malha aérea em maio. Em entrevista ao Hotelier News, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, reconheceu que só a vacinação em massa levará à recuperação dos padrões pré-pandemia na oferta de voos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Itapemirim Transportes Aéreos