webspot-promo

O consumidor moderno demanda transformações constantes do mercado. Na mesma velocidade que o hóspede muda e eleva suas exigências, o setor hoteleiro precisa correr para atender as mais variadas expectativas. Quando o assunto é conexão, os empreendimentos devem ficar ainda mais atentos, uma vez que uma boa internet é predominante entre as obrigatoriedades da hospitalidade. Logo, turbinar o Wi-Fi é um tiro certeiro.

Tanto o hóspede de negócios quanto o de lazer pede uma internet sem falhas, quedas e oscilações. E oferecer uma conexão para tantas pessoas simultaneamente pode ser um desafio para muitos empreendimentos, uma vez que a capacidade e estrutura não comportam a rede necessária.

Referência em gestão de Wi-Fi e soluções em softwares para hotelaria, a WebSpot reforça sua missão de gerenciar conexões de qualidade por meio do GDI — sua ferramenta de gerenciamento de internet. A solução passou por upgrades e agora oferece uma capacidade ainda maior de conectividade aos hotéis.

A ascensão do GDI permite que a capacidade de rede das propriedades chegue a 2.5gb sem a necessidade de troca de cabeamento, reformas ou investimentos pesados de infraestrutura. Segundo Julio Diz Martinez, sócio-fundador da WebSpot, este é o primeiro gerenciador de rede com esse suporte no Brasil.

“O lançamento do equipamento com 2.5gb vem para atender uma nova demanda por conectividade. Os hotéis não precisam mudar suas estruturas de cabeamento ou realizar obras complexas que geram custos. Basta trocar o switch por um aparelho compatível para atender o aumento da velocidade de distribuição de internet”, explica o executivo.

julio diz martinez

Distribuição é um desafio, aponta Martinez

Primeiro, um pouco de teoria

Não entendeu? Tudo bem, vamos explicar. Primeiro, é importante lembrar que o Gerenciado é o cérebro da rede e o switch faz a distribuição da rede. Ele atua como uma unidade de controle de todos os elementos para que computadores, impressoras e servidores se comuniquem diretamente. Com o aumento expressivo na capacidade de internet, é preciso que o aparelho comporte a banda.

Atualmente, existem dois tipos de rede mais comuns no mercado: o Wi-Fi e o cabeado. E vale lembrar que a estrutura de cabeamento permite uma capacidade maior de banda em relação à internet sem fio.

No caso da hotelaria, a rede administrativa faz o uso da estrutura cabeada, enquanto os clientes têm o Wi-Fi à disposição. Todavia, a crescente necessidade por uma boa conectividade vem causando certa reflexão no setor sobre seus provedores de internet.

“Está surgindo a necessidade de aumentar a capacidade de conexão. Muitos hotéis contam com mais de um fornecedor de internet para comportar a demanda. Hoje, existem provedores com conectividade robusta, como de 1gb e até 2gb de banda larga, mas a questão é: como distribuir?”, questiona Martinez.

Desafio estrutural

Como citado anteriormente, o maior desafio dos hotéis é estrutural. Distribuir a banda requer dispositivos compatíveis que facilitem a rotina da operação. “Se não olharmos para a estrutura, ela se torna um gargalo. O equipamento da WebSpot atende a essa nova demanda de velocidade sem ser uma modificação onerosa para os empreendimentos”, salienta o executivo.

Por meio de links de rede, os hotéis se conectam ao gerenciador da WebSpot ligado ao switch compatível que se comunica com as antenas de distribuição da internet. “Com a novidade, é possível aumentar a banda gastando muito pouco e contar com a capacidade de 2.5 gb apenas trocando o switch sem desperdiçar conectividade”, acrescenta Martinez.

A solução da empresa já está no mercado e a instalação do equipamento leva apenas algumas horas, sem prejudicar a conexão da operação. Vale lembrar que o GDI é integrado com os principais PMS do mercado.

“A WebSpot ajuda os hotéis que desejam oferecer uma melhor conectividade, disponibilidade de banda, qualidade de sinal e distribuição. Mesmo empreendimentos com estruturas mais antigas podem aderir à solução como um diferencial na experiência do hóspede”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/WebSpot