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Fazer o check-in, subir para o quarto e conectar à internet é um roteiro quase que unânime entre hóspedes de qualquer empreendimento hoteleiro, independente da categoria ou localidade. Com a iminente transformação digital, aliada às mudanças aceleradas pela pandemia, o W-Fi passou de uma mera facilidade para uma obrigatoriedade de peso máximo na satisfação do cliente. E, consequentemente, um gerenciamento efetivo pode ser a linha tênue entre estrelas a mais no review ou uma reclamação no ecossistema virtual, onde tudo é escrito à tinta.

Elemento indispensável para o turista do século XXI, uma boa internet já faz parte das expectativas dos clientes. Um estudo publicado em 2021 pela Revista Interdisciplinar em Turismo e Território aponta que 51,9% dos hóspedes consideram o Wi-Fi um ponto relevante dentro dos hotéis.

No início do ano, uma pesquisa desenvolvida pela Microsoft sobre tendências de trabalho remoto apontou que 58% dos brasileiros consideram mudar para o modelo híbrido ou remoto. Ao redor do globo, 57% dos funcionários de diferentes indústrias têm a intenção de adotar o home office.

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, em julho deste ano, revelou que o smartphone é o dispositivo mais utilizado pelos brasileiros para acessar à internet. Cerca de 97% dos jovens entre 16 e 24 anos fazem o uso dos celulares para se conectar. Já na média geral da população, o percentual é de 84%. Entre pessoas de 25 a 34 anos, o uso chega a 94%.

Os números servem como pano de fundo para uma tendência sem caminho de volta. Uma vez conectados, os brasileiros passaram a demandar mais qualidade de serviços de acesso à internet, e estabelecimentos que não atenderem às exigências ficarão para trás.

Novo consumidor, novas necessidades

Se as transformações de comportamento já eram sinalizadas como inevitáveis, a pandemia apenas reafirmou tais mudanças. No setor hoteleiro, novas tecnologias dão suporte ao mercado para atender às expectativas dos hóspedes dentro de um cenário que deve evoluir nos próximos anos.

De férias ou a trabalho, não importa: o turista dos dias de hoje demanda um bom acesso à internet. Seja para trabalhar de forma remota, assistir séries em streamings, fazer lives ou reuniões online, uma conexão de qualidade afeta diretamente a experiência de hospedagem.

“Houve uma evolução no uso da internet. Os hóspedes mudaram e os hotéis também precisam mudar. Sempre converso com os gestores de hotéis sobre a importância do investimento em Wi-Fi, que não deve ser visto apenas como um gasto e sim como uma necessidade do hotel para fidelizar seus hóspedes. Indo mais para o técnico, a latência se tornou mais importante do que a banda em si, além da distribuição da estrutura, se existem antenas suficientes para entregar a conexão para todos os apartamentos e o posicionamento das mesmas”, diz Natalia Secioso, gerente Comercial da WebSpot.

O Wi-Fi, antes abordado como uma fonte extra de renda, hoje é uma comodidade obrigatória e gratuita para grande parte dos empreendimentos. E apesar do mundo conectado exigir um bom acesso, a internet ainda é motivo de reclamações de muitos clientes.

“As reclamações têm crescido muito entre os meios de hospedagens com hóspedes cada vez mais exigentes. Muitas vezes sendo a nota mais baixa do hotel. O Wi-Fi é visto como um custo para os hotéis que deixaram de tarifar a conexão, porém ao mudar a visão sobre a internet e investindo na mesma com o sistema de gestão da WebSpot, o hotel ganha uma grande ferramenta de interação e passa a fidelizar e vender mais internamente para seus clientes”, explica a gerente.

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Gestão de conexão

Ferramenta primogênita da WebSpot, o GDI faz o gerenciamento de Wi-Fi de empreendimentos hoteleiros. Com atualizações constantes, a solução atua em três diferentes frentes: qualidade, rentabilidade e segurança.

“O GDI permite ao hotel ter gestão sobre sua entrega, com sistemas de gerenciamento dos links com redundância, balanceamento e avisos por email ou Telegram caso algum equipamento pare de funcionar. Controle de banda, controladora da Unifi, firewall e até mesmo VPN são mais algumas das funções presentes na ferramenta que impactam na qualidade e ajudam os próprios hotéis em suas demandas como, por exemplo, um eventual trabalho remoto”, pontua Natalia.

Em total vigor desde 2021, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) trata dos direitos e da privacidade dos indivíduos em um ambiente cada vez mais digital. O GDI foi 100% atualizado aos padrões e exigências da LGPD, assim como em 2014, para a lei e do Marco Civil da Internet, garantindo a segurança dos dados disponibilizados pelos hóspedes.

Entendendo que os hotéis recebem diferentes perfis de clientes, a WebSpot permite uma série de conexões personalizadas. “Dentro do gerenciamento de Wi-Fi, o GDI possui uma segmentação de acessos. São hóspedes, eventos, restaurantes, visitantes, day use, etc, dentro da mesma plataforma, onde o hotel consegue trabalhar comunicações distintas para cada um deles”, salienta a executiva.

Possibilidades de rentabilidade

E nem só de acesso vive o W-Fi hoteleiro. As plataformas podem também ser fonte de receita com a fomentação de consumo de extras, A&B (Alimentos & Bebidas), uso do spa, vendas de late check-out entre outras publicidades direcionadas.

“No caso dos eventos, por exemplo, é possível rentabilizar a conexão com a personalização de uma rede. O hotel pode usar esse tipo de comunicação para aumentar seu faturamento, além de oferecer integrações com ferramentas da WebSpot e outros fornecedores de tecnologia para o setor”, pontua a gerente.

O Wi-Fi também pode ser utilizado para pesquisas de satisfação, acompanhamento da experiência do hóspede ainda dentro de casa, campanha de boas-vindas, promoções e gerenciamento de leads. “Para o marketing e vendas, o GDI pode direcionar os clientes para o Instagram como forma de aumentar a base de seguidores no perfil do hotel ou até para o próprio site por meio de landing pages”, supõe Natalia.

A ferramenta da WebSpot oferece gestão de informação, customização de tempo de acesso, velocidade, integração e publicidade. Segundo a gerente, o objetivo da solução é trazer novas tendências de gerenciamento de Wi-Fi, tirando os hotéis da inércia da acessibilidade digital. E possibilitando que o investimento no Wi-Fi seja revertido em uma ferramenta estratégica de fidelização e vendas. “Vale lembrar que as funcionalidades iniciais também estão disponíveis como a antiga tarifação e complementam as atualizações”, finaliza.

Para saber mais sobre o GDI da WebSpot, o departamento Comercial está disponível no email [email protected], pelo telefone 0800 591 3004 ou via Whatsapp no 21 3609-8714.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/WebSpot