Integração entre Choice Hotels e Radisson Américas traz sinergia significativa
12 de julho de 2023A antecipação da integração dos hotéis do Radisson Américas ao portfólio da Choice Hotels oferece sinergias significativas antes do previsto, clareando mais oportunidades no horizonte. A Choice alcançou cerca de US$ 80 milhões em sinergias recorrentes anuais, superando a meta original da empresa, que antecipou o desbloqueio de custos adicionais.
A Choice Hotels, seus hóspedes e seus franqueados em todo o portfólio de marcas já estão obtendo benefícios substanciais da integração. A empresa está adiantada em seu cronograma para concluir os principais marcos da absorção das propriedades, incluindo a soma dos quase 600 hotéis Radisson Américas em seu mecanismo de entrega de reservas de classe mundial e a fusão dos dois programas de fidelidade premiados até o final do terceiro trimestre.
Espera-se que a integração completa até o final de 2023 ajude a impulsionar ainda mais o desempenho e a lucratividade dos franqueados da Radisson Hotels Américas. A Choice foi a responsável por impulsionar uma reviravolta nos resultados dos empreendimentos da rede parceira em 2022 e continua à frente do cronograma na entrega da contribuição esperada de lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) do Radisson Hotels Américas de mais de US$ 60 milhões em 2023, que deve crescer para mais de US$ 80 milhões em 2024.
Desenvolvimento
A Choice Hotels realizou uma média de mais de quatro inaugurações de hotéis por semana, totalizando 107 aberturas no acumulado do ano até 30 de junho de 2023 — um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento na abertura de propriedades de conversão de 45% e um incremento de 24% na inauguração de novos hotéis em construção.
No primeiro semestre de 2023, a Choice Hotels aumentou as aberturas de hotéis em todos os segmentos, ano a ano, crescendo em inaugurações no segmento de luxo em 83%, na categoria de médio porte em 42%, 50% em long stay e na economia em 11%.
Durante o mês de maio, a rede hoteleira realizou o maior número de aberturas de hotéis long stay desde 2020, incluindo um número recorde de empreendimentos abertos para a marca WoodSpring Suites em um único mês. A empresa continua otimista sobre o crescimento do negócio de franquias de estada prolongada e espera que o número de unidades no segmento aumente a uma taxa média de crescimento anual de mais de 15% nos próximos cinco anos.
Perspectivas financeiras
A Choice Hotels ainda reafirma perspectivas financeiras para 2023 e projeta crescimento contínuo em 2024. A empresa continua executando com sucesso sua estratégia de expandir o alcance dos negócios de franquia em segmentos mais intensos de receita em 2023, com novos hotéis adicionados dentro de uma marca gerando, em base comparável, uma receita de royalties 20% maior em média do que hotéis saindo do portfólio.
Em 2024, a rede hoteleira espera gerar um crescimento de EBITDA ajustado de mais de 10% no ponto médio, ano a ano, impulsionado por aproximadamente US$ 20 milhões em contribuição incremental do Radisson Hotels Américas, bem como crescimento orgânico em segmentos e mercados mais intensos de receita, forte crescimento efetivo da taxa de royalties, entre outros fatores.
O resultado líquido da Choice para o segundo trimestre ficou dentro do esperado. Os números ajustados na perspectiva da empresa excluem o superávit ou déficit líquido gerado pela receita reembolsável de propriedades franqueadas e administradas, due diligence e custos de transição e outros itens.
O resultado líquido no acumulado do ano de 2023 foi de US$ 265 milhões, com lucro líquido ajustado de US$ 302 milhões e EBTIDA ajustado de US$ 540 milhões.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Radisson Américas