A antecipação da integração dos hotéis do Radisson Américas ao portfólio da Choice Hotels oferece sinergias significativas antes do previsto, clareando mais oportunidades no horizonte. A Choice alcançou cerca de US$ 80 milhões em sinergias recorrentes anuais, superando a meta original da empresa, que antecipou o desbloqueio de custos adicionais.

A Choice Hotels, seus hóspedes e seus franqueados em todo o portfólio de marcas já estão obtendo benefícios substanciais da integração. A empresa está adiantada em seu cronograma para concluir os principais marcos da absorção das propriedades, incluindo a soma dos quase 600 hotéis Radisson Américas em seu mecanismo de entrega de reservas de classe mundial e a fusão dos dois programas de fidelidade premiados até o final do terceiro trimestre.

Espera-se que a integração completa até o final de 2023 ajude a impulsionar ainda mais o desempenho e a lucratividade dos franqueados da Radisson Hotels Américas. A Choice foi a responsável por impulsionar uma reviravolta nos resultados dos empreendimentos da rede parceira em 2022 e continua à frente do cronograma na entrega da contribuição esperada de lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) do Radisson Hotels Américas de mais de US$ 60 milhões em 2023, que deve crescer para mais de US$ 80 milhões em 2024.

Desenvolvimento

A Choice Hotels realizou uma média de mais de quatro inaugurações de hotéis por semana, totalizando 107 aberturas no acumulado do ano até 30 de junho de 2023 — um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento na abertura de propriedades de conversão de 45% e um incremento de 24% na inauguração de novos hotéis em construção.

No primeiro semestre de 2023, a Choice Hotels aumentou as aberturas de hotéis em todos os segmentos, ano a ano, crescendo em inaugurações no segmento de luxo em 83%, na categoria de médio porte em 42%, 50% em long stay e na economia em 11%.

Durante o mês de maio, a rede hoteleira realizou o maior número de aberturas de hotéis long stay desde 2020, incluindo um número recorde de empreendimentos abertos para a marca WoodSpring Suites em um único mês. A empresa continua otimista sobre o crescimento do negócio de franquias de estada prolongada e espera que o número de unidades no segmento aumente a uma taxa média de crescimento anual de mais de 15% nos próximos cinco anos.

Perspectivas financeiras

A Choice Hotels ainda reafirma perspectivas financeiras para 2023 e projeta crescimento contínuo em 2024. A empresa continua executando com sucesso sua estratégia de expandir o alcance dos negócios de franquia em segmentos mais intensos de receita em 2023, com novos hotéis adicionados dentro de uma marca gerando, em base comparável, uma receita de royalties 20% maior em média do que hotéis saindo do portfólio.

Em 2024, a rede hoteleira espera gerar um crescimento de EBITDA ajustado de mais de 10% no ponto médio, ano a ano, impulsionado por aproximadamente US$ 20 milhões em contribuição incremental do Radisson Hotels Américas, bem como crescimento orgânico em segmentos e mercados mais intensos de receita, forte crescimento efetivo da taxa de royalties, entre outros fatores.

O resultado líquido da Choice para o segundo trimestre ficou dentro do esperado. Os números ajustados na perspectiva da empresa excluem o superávit ou déficit líquido gerado pela receita reembolsável de propriedades franqueadas e administradas, due diligence e custos de transição e outros itens.

O resultado líquido no acumulado do ano de 2023 foi de US$ 265 milhões, com lucro líquido ajustado de US$ 302 milhões e EBTIDA ajustado de US$ 540 milhões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Radisson Américas