Seguindo os balanços das grandes redes, agora foi a vez da IHG Hotels & Resorts divulgar seus resultados referentes ao primeiro trimestre desse ano. Em relatório divulgado hoje (5), a rede reportou crescimento de 33% no RevPar em relação ao mesmo período do ano passado e 6,8% frente a 2019.

Nessa base comparativa, a Grande China foi o principal destaque, crescendo 75% no indicador, seguida pelo Oriente Médio (64%) e Américas (18%). Já na comparação com 2019, ano pré-pandemia, as Américas aparecem na liderança, com 11,1%, seguidas por Oriente Médio (9,7%) e Grande China (9,1%).

O balanço da empresa também mostra que houve crescimento da diária média no primeiro trimestre. Frente aos três primeiros meses de 2022, o avanço foi de 11% e 10% na comparação com 2019. Na ocupação, a alta foi de 10% em relação a 2022 e 2% no comparativo ao período pré-pandemia.

Outros dados

No primeiro trimestre deste ano, a IHG teve crescimento de 5,8% no pipeline em relação a 2022, abrindo 45 hotéis (8,4 mil quartos). Atualmente, o sistema da rede conta com 6.179 empreendimentos (915 mil UHs), sendo 66% no segmento midscale, 34% upscale e luxo.

No período, a rede assinou 108 novos contratos (16,5 mil quartos), ficando 3,3% acima de 2022. “Tivemos um bom começo de ano, com forte comércio contínuo nas Américas e Oriente Médio, e uma excelente recuperação na demanda da Grande China desde a retirada das restrições de viagens. A demanda de lazer permaneceu dinâmica e houve mais retorno de negócios e viagens em grupo, conforme o esperado”, afirma Keith Barr, CEO da IHG, que deixará o cargo no final de junho.

“Para os proprietários, a força de nossa plataforma corporativa e os investimentos que fizemos para aprimorar o portfólio e ampliar a oferta continuam atraindo demanda e impulsionando o crescimento. Um terço de todas as contratações aconteceu em nossas seis marcas de luxo e lifestyle, à medida que aceleramos nosso avanço no segmento”, completa.

O executivo pontua, ainda, que embora os desafios de financiamento para o setor imobiliário comercial mais amplo estejam impedindo o desenvolvimento de novos hotéis, a rede prevê os níveis melhorando ao longo do ano. Ao mesmo tempo, as conversões aumentaram para mais um terço das aberturas e contratações do período.

“Embora os comparativos em relação a 2022 fiquem mais difíceis a partir do segundo trimestre e haja incertezas econômicas, a IHG continuou a provar a resiliência de seu modelo de negócios e continuamos nos fortes ventos favoráveis para um crescimento atraente e sustentável de longo prazo. Esperamos fazer progressos adicionais ao longo de 2023 para evoluir ainda mais nosso portfólio de marcas, aumentar o RevPar e expandir o tamanho do sistema”, finaliza Barr.

(*) Crédito da capa: Divulgação/IHG Hotels & Resorts