Sílvia Vidovix, da Sunrise
(foto: Juliana Bellegard)

As empresas não precisam apenas de colaboradores, mas de seguidores. Com esta frase, Sílvia Vidovix inicia a última palestra do Hotel Bizz, que acontece em São Paulo. Mais do que um clichê em uma era de redes sociais, ela explica que os seguidores são aqueles que "fazem o que você tem vontade que ele faça porque ele também tem vontade de fazer, não porque ele é obrigado". Daí a importância de se criar, dentro das empresas, o fortalecimento de sua cultura e o envolvimento de sua equipe.

"Como eu posso querer que um colaborador atue da maneira que eu quero se ele não entende a importância de seu trabalho dentro da totalidade do hotel?", questiona ela, completando com outra pergunta: "Todos os seus colaboradores são seguidores do seu hotel?". Conquistar esta fidelidade da equipe, explica Sílvia, é um processo trabalhoso, porque deve ser contínuo e realizado em todos os âmbitos da empresa.

Entre as dicas para o sucesso desta iniciativa estão o alinhamento da cultura e a estratégia do hotel ou da rede, e o compartilhamento da visão da empresa com todos dentro dela. Além disso, é preciso ter o envolvimento coletivo, não somente da liderança. Quanto a esta, a executiva aconselha que os profissionais que ocupam cargos de gestão sejam apaixonados, no sentido de que possam abraçar a filosofia da empresa e engajar suas equipes.

Retomando as falas das outras palestrantes, Sílvia reforça que é preciso criar um sentimento de pertencimento. E finaliza com uma reflexão: "Quanto vale investir no processo de tornar colaboradores seguidores? Vale a perenidade de qualquer negócio".

Serviço
www.hotelbizz.com.br