Fernanda Magri, do Renaissance São Paulo
(foto: Juliana Bellegard)

Se o turnover é um dos grandes temas de preocupação dentro dos hotéis, no Renaissance São Paulo vem sendo motivo de comemoração: o índice, que antes era de 35% dentro do empreendimento, foi reduzido para 17%. Na primeira palestra do Hotel Bizz, que acontece na manhã de hoje (15) em São Paulo, Fernanda Magri, consultora de RH do empreendimento, fala sobre algumas das ações realizadas ali e que contribuíram para o impacto positivo nos colaboradores.

A executiva aponta alguns fatores importantes para se considerar neste processo de retenção de talentos. Primeiramente, é preciso avaliar a maneira com a qual o recrutamento e a seleção de profissionais são feitos. "Há todos os tipos de candidato no mercado, menos um: o perfeito", brinca ela, destacando que é necessário alinhar o perfil do colaborador que se busca com a expectativa da gestão e a necessidade da área.

Com o objetivo de manter o banco de talentos sempre atualizado e facilitar o momento da busca por um perfil específico, o Renaissance tem como política contatar com frequência os candidatos – são 130 contatos por semana – e fazer uma triagem quinzenal, além estreitar a parceria com as universidades e estar presente em feiras de carreiras. "É importante ser lembrado e fazer relacionamento, trazer estes estudantes para perto", diz.

Após a contratação, o desafio é mantê-los – principalmente dentro de um cenário onde há um conflito de gerações dentro do negócio, com a gestão Baby Boomer ou X e a grande parte da equipe sendo Millenial. Fernanda aposta na qualidade do ambiente. "Trabalho tem que ser um lugar bom", define, explicando que uma das características desta nova geração de profissionais é buscar um sentimento de pertencimento.

Entre as ações realizadas com este propósito estão os programas de qualidade de vida, como as corridas de rua, os passeios de bicicleta seguidos de um café no hotel, que buscam integrar a equipe e gerar a percepção de que são todos um só time; e ações sociais, como o programa Espírito de Servir Nossa Comunidade. Neste âmbito, o papel da comunicação interna é essencial para que os colaboradores saibam o que está sendo feito.

Por fim, um programa de desenvolvimento faz-se central neste processo. O Renaissance não só foca no crescimento de carreira, mas incentiva que a equipe também cresça profissionalmente. "É um programa que exige dedicação, mas traz um retorno grande para o hotel. Nada melhor do que estar se desenvolvendo e ser reconhecido por isso", diz Fernanda. Estas ações, juntamente com os treinamentos, "ajudam a garantir de que as pessoas não deixem o hotel, sintam que há esta preocupação com ela".

Serviço
www.hotelbizz.com.br