De acordo com balanço divulgado hoje (3), a Hyatt Hotels Corporation reportou avanço de 47,4% no RevPar no terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, e 2% na comparação com 2019. Ao mesmo tempo, os números da gigante norte-americana mostram dificuldade para dar maior fôlego ao caixa.

O relatório aponta que o lucro líquido no período foi de US$ 28 milhões, baixa considerável frente ao trimestre anterior – quando o indicador atingiu US$ 206 milhões – e ao terceiro trimestre de 2021, período em que o lucro líquido foi de US$ 120 milhões.

Ainda assim, Mark S. Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt, vê o cenário como positivo. “Tivemos um trimestre tremendo. A receita total de tarifas, por exemplo, superou 2019 em 50%, aumentando nosso RevPar em 2022”, destaca.

“Nosso maior mix de ganhos baseados em taxas está gerando resultados recordes e fluxo de caixa livre significativo. Continuamos vendo a demanda acelerando e nossa perspectiva permanece otimista, com base em nossas últimas tendências de reservas”, completa.

Outros indicadores

Ainda segundo o relatório da Hyatt, o Ebitda Ajustado no terceiro trimestre foi de US$ 252 milhões, superando os US$ 110 milhões do mesmo período do ano passado. O ALG (Apple Leisure Group) contribuiu com US$ 78 milhões no indicador.

Já em relação à demanda all inclusive, o RevPar reportado foi de US$ 176,61, com diária média de US$ 243,75.

Pipeline e estratégias

Durante o terceiro trimestre, 22 novos hotéis (4,2 mil quartos) aderiram ao sistema da Hyatt. Em 30 de setembro, a companhia tinha um pipeline de administração ou franquia de aproximadamente 550 empreendimentos (114 mil UHs), incluindo a contribuição do ALG, de aproximadamente 20 hotéis (8 mil quartos).

Até o fim de 2024, a empresa pretende vender US$ 2 bilhões em imóveis, como parte de seu compromisso de expansão da disposição de ativos, anunciado em agosto do ano passado. Em novembro deste ano, a Hyatt totalizou US$ 721 milhões em receita de alienação líquida de ativos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hyatt Hotels Corporation