A decisão da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) de suspender temporariamente as vendas de pacotes flexíveis do Hurb teve efeito imediato na empresa. Ontem (30), a OTA demitiu 40% de seus funcionários, segundo divulgado pela Folha de São Paulo. O corte atingiu 400 pessoas, de um total de 1 mil colaboradores.

Recepcionistas, supervisores de experiência do cliente e gerentes de operações sofreram com a redução do quadro de funcionários, de acordo com publicações no LinkedIn. As demissões afetaram todas as áreas do Hurb, com o intuito de garantir a continuidade das atividades da empresa, segundo um comunicado enviado à Folha.

A agência de viagens afirmou que não vai detalhar a redução da folha de pagamentos, como número de funcionários desligados em respeito aos colaboradores. “Prestamos todo o apoio aos profissionais afetados, respeitando sempre a legislação trabalhista”, diz a nota.

Decisão da Senacon

A Secretaria, vinculada ao Ministério da Justiça, determinou a suspensão de vendas de pacotes flexíveis visando prevenir possíveis prejuízos aos consumidores devido à crise que vem afetando a empresa nos últimos meses.

Os pacotes flexíveis, em que clientes determinam apenas destino, sem definição da data de viagem, são a principal fonte de receita do Hurb. A plataforma se reuniu com a Senacon no último dia 12 e se comprometeu a adotar medidas que garantam o respeito ao consumidor. Contudo, Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, afirmou que a empresa não esclareceu quais procedimentos seriam adotados.

Em 22 de maio, o Hurb apresentou um plano de reestruturação considerado insuficiente pela Senacon. Na data de entrega do documento, Otávio Brissant, atual CEO da empresa, alegou que os clientes que adquiriram pacotes de viagens iriam viajar, mas sem estabelecer prazos.

O Hurb também tinha até dia 22 para responder a todas as queixas registradas na plataforma Reclame Aqui, o que foi feito, de acordo com a empresa. No site da agência, até ontem as ofertas de pacotes flexíveis ainda estavam ativas. A decisão da Senacon não afeta a venda de pacotes com data definida.

(*) Crédito da foto: Luis Lima Jr/Fotoarena/Agência O Globo