Crise no Hurb: governo suspende vendas de pacotes flexíveis da empresa
30 de maio de 2023A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) decidiu ontem (29) suspender as vendas de pacotes de viagens com datas flexíveis do Hurb. A medida é temporária e irá durar até que a empresa, em crise desde o mês passado por não cumprimento de contratos e falta de pagamento a parceiros, comprove que tem recursos para entregar os serviços, aponta o G1.
Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Justiça, a decisão foi tomada em razão das “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”. Em abril, a Senacon abriu processo administrativo sancionador contra a OTA e chegou a dar 48 horas para o Hurb comprovar condições financeiras para cumprir com as vendas de pacotes de viagens para os clientes.
De acordo com Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, a medida foi adotada para que não haja mais prejuízo aos consumidores brasileiros. “Essa decisão irá perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. O Hurb deverá demonstrar que está cumprindo os contratos já existentes e que tem condições financeiras de celebrar novos”, explica.
Possíveis implicações
Em caso de descumprimento das exigências, o Hurb poderá ser multado em R$ 50 mil por dia, além de estar sujeito a outras sanções administrativas. Segundo a Senacon, no último dia 12, a empresa firmou compromisso com o órgão de apresentar um plano de reestruturação para cumprir os contratos e responder às reclamações dos consumidores com indicativo de resolução de problemas.
“A empresa se comprometeu a apresentar esse plano, mas o documento não trouxe informações suficientes. Por isso, para que os consumidores não sejam mais prejudicados, resolvemos emitir essa medida cautelar, já que a companhia não tem demonstrado capacidade de cumprir com o que foi contratado”, finaliza Damous.
Em meio ao início dos processos abertos pela Senacon, João Ricardo Mendes, CEO e fundador do Hurb, renunciou ao cargo após a repercussão de vídeos nos quais o executivo expôs dados de um cliente em um grupo de funcionários da empresa no WhatsApp.
O posicionamento da empresa
Em nota divulgada ao Hotelier News, o Hurb afirma que “ainda não foi notificado pela Secretaria sobre o resultado da ação e, por questões legais, não comentará sobre o processo”. O texto ainda destaca que a empresa “que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos e que, prezando pelo melhor interesse da companhia e de seus consumidores, reúne seu corpo jurídico para tomar as medidas cabíveis, caso necessário”.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hurb