Alagoas entrou definitivamente na rota de investimento de diversos grupos hoteleiros nacionais e internacionais. A vocação natural do estado para o turismo, com cenários pouco explorados, vão garantir que alguns municípios e destinos ganhem novos empreendimentos. Dados da Setur-AL (Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas) apontam que 16 novos hotéis devem entrar em operação até 2026.

Ainda de acordo com a Secretaria, os novos empreendimentos devem garantir 4,5 mil novos leitos, proporcionando maior oferta em várias partes do estado, revela o portal Alagoas Web. A expansão da rede hoteleira mostra que algumas redes já consolidadas irão ampliar suas operações. Maceió será a cidade com maior número de hotéis em construção.

A rede Tropicalis, que já possui três propriedades na capital, anunciou a construção de mais três hotéis. O maior deles será o Gran Tropicalis, que contará com 329 quartos e capacidade para 800 leitos. O empreendimento deverá ser entregue ainda neste ano. Em 2025, a companhia espera entregar mais uma unidade, com 319 quartos e 780 leitos e, em 2026, há previsão de mais um hotel, com 113 acomodações e 250 camas. O total de investimentos não foi divulgado, mas a expectativa é de que sejam gerados 290 empregos diretos nas três unidades.

Outros investimentos

A rede Brisa, que conta com seis unidades em Alagoas, também anunciou a construção de mais um hotel na capital, mas ainda sem informações sobre a capacidade e entrega do empreendimento. Quem também ampliará suas operações em Maceió é a Accor, com a bandeira Novotel, que construirá uma unidade com capacidade para 279 apartamentos, com previsão de início da operação para 2025.

O grupo Placic também afirmou que irá construir um empreendimento na cidade, o Mandi. Conhecido por destinos paradisíacos e ecológicos, o litoral Norte de Alagoas entrou na rota da expansão hoteleira. Barra de Santo Antônio, na região metropolitana de Maceió, deve receber investimento do grupo Ritz com duas unidades, ambas situadas na praia de Carro Quebrado.

O Ritz Carro Quebrado tem previsão para 768 quartos e 1,5 mil leitos. Com o mesmo nome, mas com proposta e estilo diferentes, a rede também lançará o Ritz Carro Quebrado Pousada, com previsão de 184 quartos e 368 leitos. A rede Salinas, que já possui dois resorts all inclusive no estado, uma em Maragogi e uma em Maceió, construirá mais uma unidade, no município de São Miguel dos Milagres.

Já Maragogi irá receber uma unidade Ibis, o Styles Resort Maragogi. Apostando no alto padrão de acomodações, a GAV Resorts lançará em 2025 o Oikos Maragogi GAV Resorts. Segundo a empresa, o empreendimento ficará localizado à beira-mar e terá arquitetura futurista, sendo dividido em dois blocos, com 362 apartamentos.

Litoral Sul e Sertão

Ainda pouco explorado, o litoral Sul alagoano também entrou na mira dos investimentos. Previsto para entrar em operação em março de 2025, o Quality Resort Dunas de Marapé fará parte do Complexo Ecológico Dunas de Marapé. A unidade terá 230 leitos e 100 quartos, em Jequiá da Praia. Segundo a Setur-AL, estão sendo investidos R$ 17 milhões na construção do hotel, que gerará 100 empregos diretos.

Barra de São Miguel também receberá investimentos da rede Brisa. Será um empreendimento com capacidade para 140 quartos e 280 leitos. O município de Coruripe, situado a 86 quilômetros (km) de Maceió, ganhará dois novos hotéis da rede portuguesa Vila Galé. O Vila Galé Coruripe Alagoas deve entrar em operação em 2026 e será um dos maiores investimentos no setor, cerca de R$ 200 milhões. A previsão da Setur-AL é de que a unidade tenha 144 quartos e gere 500 empregos diretos. A proposta do grupo é oferecer aos hóspedes o máximo de luxo e conforto.

Dentro do projeto, a rede pretende também construir um apart-hotel, com 252 unidades, focando na experiência de hospedagem familiar. Todo o complexo hoteleiro deve abrigar cinco restaurantes, parque aquático, entre outros itens. O Rio São Francisco e a rota do Cangaço são alguns dos atrativos que levam turistas a desbravar Alagoas e sair da rota pé na areia que domina o roteiro no litoral. Em Piranhas, distante 282 km da capital, o grupo Manoel Foguete pretende colocar em operação ainda este ano um hotel com capacidade para 140 quartos e 280 leitos. A expectativa é de que o empreendimento gere 500 empregos diretos depois de pronto.

Gabriel Cedrim, presidente da ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), afirma que os novos empreendimentos em construção no estado fortalecerão significativamente o setor. Ele ainda falou sobre a importância de haver um trabalho que reforce a malha aérea, além de um planejamento estratégico que garanta o desenvolvimento sustentável.

“Esses investimentos, tanto da rede pública quanto privada, fomentam o turismo, geram empregos e impulsionam a economia local. A oferta de mais voos, abrindo mercado internacional também é necessário para mantermos o fluxo de turistas. O poder público deve reconhecer o turismo como um investimento vital, promovendo políticas que incentivem seu crescimento e ofereçam suporte adequado para seu pleno desenvolvimento nas próximas temporadas”, diz.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vila Galé