Após encerrar o Carnaval com ocupação de 83% — percentual abaixo dos 90% previstos pelo mercado, a hotelaria da Baixada Santista se prepara para mais um feriado de alta demanda. Segundo dados do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a região espera 85% de seus quartos reservados durante a Páscoa.

A previsão engloba o período entre 29 e 31 de março. Até o momento, 45% dos leitos estão reservados. O levantamento foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.

Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES, aponta que a Páscoa é uma data otimista para o setor, uma vez que as pessoas buscam se reunir, o que traz benefícios para a hotelaria da Baixada Santista.

“A nossa região é o destino ideal para quem quer curtir em família. Temos praias para todos os gostos, além de diversos bares e restaurantes que valorizam a culinária caiçara. Porém, quando o assunto é hospedagem, sempre temos que estar atentos às questões climáticas, sendo um fator determinante no fechamento de uma hospedagem”, afirma Gonzalez.

2023

No ano passado, a hotelaria de Santos teve seu melhor desempenho desde 2014 — período impulsionado pela Copa do Mundo. A ocupação da cidade encerrou 2023 em 58,42%, aumento de 5% frente a 2022 e de 18% no comparativo com 2019.

Os índices foram catalisados pelo verão de 2022/2023, encerrado em março do ano passado, que se tornou a melhor alta temporada em Santos desde 2016, com mais de 2,6 milhões de turistas na cidade. Durante os feriados, a ocupação média chegou a 63%. Mais de 3,4 milhões de pessoas escolheram o destino da Baixada Santista para passar o Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Dia da Consciência Negra, Natal e Ano Novo.

(*) Crédito da capa: Divulgaçã/SINHORES