Chega o último bimestre e algumas empresas da indústria de viagens lançam suas pesquisas com as principais tendências para o ano seguinte. A Hilton também lançou seu relatório e, nele, a gigante hoteleira revela que os viajantes procuram por equilíbrio entre inovações tecnológicas e humanas. Mais conexões e cuidados mais profundos com os hóspedes, além de experiências de bem-estar incorporadas são outros trends destacados.

“Em 2022, viajantes motivados buscaram novas experiências em todo o mundo e se reconectaram com as pessoas e lugares que amam”, afirma Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton. “O Relatório de Tendências de 2023 mostra as preferências em evolução dos viajantes e como eles estão ansiosos e otimistas sobre suas aventuras futuras. Nossa equipe Hilton está pronta para recebê-los e criar uma ótima experiência de estadia em nossas mais de 7 mil propriedades no mundo.”

A seguir você confere as quatro principais tendências para as viagens de 2023, segundo pesquisa encomendada pela Hilton e conduzida pela Material Research. A análise foi baseada em insights coletados de mais de 7 mil viajantes em todo o mundo.

1. Conexões profundas

Para 2023, os viajantes estão em busca de experiências que garantam conexões mais profundas com familiares, amigos, colegas, clientes, culturas e o planeta. Quase metade (49%) dos entrevistados deseja estar imerso na cultura e produtos locais durante a viagem. Outros 40% procuram acesso personalizado a experiências ou atividades únicas, como apresentações, eventos, tratamentos de spa ou aulas.

Essa inclinação também foi percebida por meio do Hilton Honors, plataforma de experiências da rede em que os hóspedes trocam pontos por ingressos a eventos e espetáculos. Nela, a empresa verificou um aumento anual de 77% no resgate de pontos durante os primeiros nove meses de 2022. 

2. Bem-estar

Com a saúde mental em pauta, o bem-estar geral segue como prioridade, visto que 50% dos entrevistados buscam viagens que atendam a essa necessidade. Cerca de 47% dos participantes consideram que o bem-estar físico e a acessibilidade a comodidades de condicionamento físico, como fitness center ou programas de atividades físicas, serão as principais preocupações para viagens de 2023. 

Além disso, os hóspedes também buscam aprender mais sobre o tema, considerando que 35% dos entrevistados gostariam de ganhar insights sobre como melhorar sua saúde mental e emocional. Enquanto isso, 49% estão atrás de se desconectar do trabalho.

3. Cuidados personalizados

Pet-friendly Hilton

Hotéis pet-friendly estão entre os mais buscados

Definitivamente, o pós-pandemia elevou as exigências dos hóspedes, dado que 86% dos entrevistados desejam reconhecimento e personalização durante a viagem. Outros 25% buscam que as empresas de viagens e hospitalidades atendam às suas necessidades pessoais. Destrinchando esses requisitos, 54% buscam opções personalizadas de gastronomia e coquetelaria e 50% em experiências e atividades.

Uma dessas necessidades pessoais é a possibilidade de viajar em conjunto com seus parceiros de quatro patas. De acordo com a rede hoteleira, o filtro para reserva de hotéis pet friendly é o terceiro mais procurado no site da Hilton.

A expectativa por cuidados especiais e personalização é ainda maior quando falamos de hóspedes leais. Segundo o relatório, 42% dos entrevistados indicaram que vantagens de programas de fidelidade, como ganhar e resgatar pontos e benefícios, serão um diferencial nas viagens de 2023.

4. Tecnologia

A pesquisa global da Hilton também revela que mais da metade (56%) dos entrevistados priorizará adoção de soluções que facilitem suas viagens. Quase 9 em cada 10 (86%) deles procurarão pelo menos uma coisa para ser personalizada durante suas experiências e interações. Além disso, 26% acreditam que as tecnologias do hotel serão importantes para uma estadia perfeita.

Fora isso, o relatório aponta que os hóspedes buscarão soluções mais lógicas e objetivas, como check-in contactless, além de recomendações personalizadas e possibilidade de ajuste nas reservas.

(*) Crédito das imagens: Divulgação / Hilton