Executivo com carreira vitoriosa e passagem por grandes grupos hoteleiros nacionais, como THG (Transamerica Hospitality Group), Blue Tree Hotels, Aviva e Hot Beach Hotéis e Parques, Heber Garrido vai dar uma pausa da “hotelaria raiz”. Ainda assim, Garrido não consegue ficar muito longe do turismo e acaba de assumir como diretor de Marketing da Parquetur.

Administradora de parques naturais no Brasil, a empresa tem a concessão pública para fazer a gestão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Parque Nacional do Itatiaia (RJ), Parque Estadual do Ibiripoca (MG) e os Caminhos do Mar (SP).

“No ano passado, resolvi mudar de foco. Deixei a Hot Beach Parques e Resorts com a vontade de partir para novos rumos. Vejo esse segmento de parques com um potencial muito grande, podendo agregar inúmeras opções de atrações, inclusive hotelaria, colabs, além de ser um ótimo atrativo para o público internacional. Estou muito contente e agradecido por poder iniciar uma nova fase na minha vida”, comemora Garrido.

Em entrevista ao Hotelier News, Garrido conta que o apoio em casa foi vital para conduzir essa transição de carreira. Ele acrescenta, contudo, que se aventurar em um novo segmento não foi algo difícil, até porque o contato com a natureza e o meio ambiente sempre fizeram parte do seu propósito de vida. “Há um histórico aí que precisa ser mencionado, pois sustentabilidade sempre fez parte da minha história”, comenta o executivo, lembrando o fechamento do acordo com o Projeto Tamar em seus tempos de Aviva.

“É tudo um ciclo e, na minha carreira, já teve hotelaria, parques, timeshare e multipropriedade, muita coisa ligada à indústria de lazer do Brasil. No entanto, nunca deixei esse tema, esse interesse pessoal, de lado. Agora, de alguma forma, estou me reconhecendo com esse sonho, com esse desejo”, comentou Garrido, que deixa um recado ao trade. “Com essa minha mudança, queria compartilhar com o mercado que vale a pena sempre perseguir um sonho, independentemente de onde a vida te leve, pois alguma hora é possível se reconectar com esse propósito.”

Para o novo desafio, Garrido sabe que está desbravando um mercado novo. Sim, as concessões públicas de parques é um movimento relativamente novo, mas, se há desafios, há também muitas oportunidades. Segundo o novo diretor da Parquetur, o potencial é muito grande no segmento e, quando se compara com os benchamarks internacionais, a empolgação aumenta. “Nos Estados Unidos, a movimentação dos parques nacionais é gigantesca. No Brasil, antes da pandemia, atingia apenas 9% da população. Desde então, o crescimento na visitação é de dois dígitos”, comenta.

“Chego ao Parquetur em um momento interessante. Primeiro, a empresa ganhou os leilões e entendeu bem a modelagem do negócio. Depois, veio o desafio da operação. Agora, chegou a hora de promover os parques e os destinos. Uma das estratégias é fazer uma aproximação com o trade para abrir canais de promoção e de distribuição”, afirma Garrido.

“Mais à frente, a meta é conectar com o mercado por meio de projetos e ativações com grandes marcas. Com isso, daremos mais visibilidade para os destinos e, ao fazer isso, atrairemos mais visitantes e, a partir daí, será mais fácil avançar com nosso propósito na parte educacional e ambiental, de levar esses conteúdos sobre a importância da sustentabilidade por meio da experiência e da vivência”, continua.

Heber Garrido: carreira

O novo diretor de Marketing da Parquetur é graduado em Comunicação Social, Propaganda & Publicidade pela Universidade de Taubaté, em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde também fez pós-graduação na área.

“A chegada de Heber Garrido à Parquetur representa uma nova fase na empresa. Estamos com quatro parques em operação e estamos em um momento muito interessante, realizando ativações de várias atrações, como tirolesa e glamping, entre outras novidades, que serão apresentadas brevemente. Temos a certeza que o Heber fará a diferença, aliando a sua competência ao nosso time”, comenta Pedro Cleto, diretor executivo da Parquetur.

* Colaborou Vinicius Medeiros

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal