Harus - Logo_promo

A tendência da retomada do turismo após a pandemia se concretizou no ano passado. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) houve alta de 28% frente ao mesmo período de 2021. Neste cenário, a Harus registrou aumento de 34% no faturamento no período, ficando acima da média do setor.

Luiz Roberto Magrin Filho, diretor geral da companhia, atribui o resultado do último ano a dois fatores. O primeiro é justamente o resultado positivo do setor como um todo, que estimulou a demanda por amenities também em destinos diferentes dos tradicionais, uma tendência também para 2023. Ele cita, por exemplo, os estados do Norte do país, cuja atividade turística tem se expandido nos últimos anos, estimulada pela busca do ecoturismo. Assim, a região aumentou sua participação na receita da empresa e deve atingir 25% nos próximos quatro anos.

O segundo fator de estímulo para o crescimento da Harus em 2022, aponta o diretor, é o investimento em inovação e sustentabilidade para manter a oferta de itens sempre atualizada e alinhada com as expectativas do mercado. Em 2021, a empresa inaugurou uma fábrica em Franca (SP), além de novas distribuidoras pelo país.

Harus: outras iniciativas

Reforçando o foco em sustentabilidade, a empresa renovou sua linha de produtos, agora 100% biodegradável, substituindo gradualmente as embalagens plásticas de sabonetes e acessórios. Os fracos, por sua vez, são produzidos com PET reciclado ou polietileno com o Selo Plástico Verde, feitos de matéria-prima vegetal, renovável e com impacto ambiental significativamente menor.

Além disso, a Harus também possui uma linha 100% vegana, com produtos unicamente de origem vegetal, incluindo pente de madeira, escova de dentes de bambu ou cotonetes com hastes de papelão, todos embalados em papel vegetal certificado. Além disso, apresentou ao mercado a linha Sólido, com produtos dois em um (shampoo e condicionador) em barra, eliminando o uso de plástico.

“Fizemos novos movimentos para atender à exigência do mercado por ações que reduzem a utilização de plástico e a produção de resíduos, contribuindo para uma atuação mais sustentável de todo o setor”, diz Magrin Filho. Entre elas, o executivo cita a maior oferta de dispensers no portfólio da Harus.

Em formatos que variam de 250ml a 500ml, eles minimizam o desperdício, reduzem o impacto ambiental e garantem economia de custo entre 30% e 60% para os meios de hospedagem. Atualmente, a companhia possui mais de 16 mil clientes ativos, atendidos no Brasil e América Latina, além de países como Estados Unidos e Israel. No Brasil, além de Franca, a Harus também possui distribuidoras distribuição em Fortaleza, São Luís, Porto Seguro (BA), Recife, Brasília, Goiânia e Caldas Novas (GO), um centro de distribuição em Maceió para atender às regiões Norte e Nordeste – e uma filial em Assunção, no Paraguai.

Além dos amenities próprios e dos desenvolvidos exclusivamente para redes hoteleiras, oferece ainda itens nos segmentos de acessórios, eletrônicos, cama e banho. Com a unidade Harus Food, a empresa tem fornecido produtos alimentícios, desenvolvidos em parceria com diversas marcas, entre elas Junior Alimentos, Flormel, Le Petit, Homemade, Bauducco, entre outras.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News