Com objetivo de garantir operações cada vez mais sustentáveis, o Grupo Tauá de Hotéis publicou recentemente seu relatório de ESG (Environmental, Social and Governance) referente ao ano de 2022. De acordo com Daniel Ribeiro, CEO da empresa, o departamento se fortaleceu, de forma a contribuir ainda mais para ações de desenvolvimento social e sustentável, além de aprimorar os valores morais e éticos do grupo.

“Tudo isso foi feito com muito cuidado e carinho, sem perder de vista o propósito principal: fazer pessoas felizes. Nesse ano que passou, avançamos muito. Ao mesmo tempo em que seguimos com a expansão dos serviços, aumentamos nossa eficiência, com sistemas de tratamento de esgoto, redução de vazão de água e economia de energia”, diz o executivo, que ressalta que o processo de descarbonização da rede já começou a dar resultados.

Em termos de ecoeficiência, que são produtos sustentáveis que podem produzir mais e melhor com menos recursos e resíduos, os hotéis e resorts do Grupo Tauá utilizam lâmpadas de LED, sensores de iluminação, redutores de vazão de água, sistema restoclean para tratamento biodegradável de gordura carbonizada e hidrokits para fornecimento de água quente por meio do rejeito de ar-condicionado. Atualmente, a empresa participa do Mercado Livre de Energia, que garante que o consumo energético provenha de fontes renováveis e limpas.

Outras iniciativas

Para além da sustentabilidade, a valorização e desenvolvimento dos colaboradores também foi uma pauta presente ao longo de 2022 no Grupo Tauá. Vale destacar o investimento em ações como políticas de diversidade, criação de um canal de denúncias e ampliação da oferta de cursos e bolsas de estudo na Unisorriso, universidade corporativa da companhia.

Foram mais de 75 mil horas de formação, destinadas a 1,6 mil colaboradores. Um total de 60% do público interno se consideram pretos ou pardos, 12% LGBTQIAP+, 53% são mulheres e 47% dos cargos de lideranças são ocupados por elas. Na parte de responsabilidade social, vale destacar iniciativas com as comunidades dos entornos dos hotéis e resorts, como o Programa Pedágio Solidário, que recebe crianças de escolas públicas para um dia de lazer e conhecimento na rede. Foram mais de R$ 108 mil investidos em projetos socioculturais e mais de 18 mil pessoas impactadas indiretamente pelas ações sociais em 2022.

Outros R$ 467.871,00 foram destinados por meio das leis de incentivo fiscal, que beneficiaram duas instituições esportivas em Atibaia (SP). Outro dado importante é que 60% dos fornecedores do Tauá estão localizados a até 80 quilômetros (km) das unidades. Além disso, a empresa atende aos aspectos de governança corporativa do Código de Ética e Conduta, que contempla o regimento para uma íntegra relação com os diferentes stakeholders, o canal de denúncias para quaisquer delações e a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados

No final do ano passado, o Grupo Tauá selou mais um compromisso com uma governança transparente e efetiva: tornou-se voluntariamente participante do Pacto Global da ONU, a fim de seguir os 10 princípios universais, que contemplam normas de respeito e apoio aos direitos humanos, condições dignas de trabalho, preservação do meio ambiente e implementação de medidas anti-corrupção.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis