Originalmente inaugurado em 1972, o Hotel Roma marcou o nascimento do Grupo diRoma, que celebra 50 anos em 2022. A rede, que não é adepta de grandes comemorações, optou por festejar seu meio século de história com a reabertura de seu primogênito, fechado desde março de 2020.

A empresa aproveitou a paralisação do setor hoteleiro por conta da pandemia para modernizar a propriedade, sem pressa e sem impactar a experiência dos hóspedes. Reaberto em 1º de julho, o Hotel Roma retornou ao mercado em grande estilo, absorvendo a alta demanda de turistas nas férias escolares.

As obras foram realizadas em etapas, com início no segundo semestre de 2021, e incluiu a modernização na área de lazer com a instalação de um brinquedo na piscina infantil, de duchas e piscina com borbulhas. O hóspede ganhou mais comodidade com a nova lanchonete e sanitários na área das piscinas.

As 72 acomodações passaram por reformas, bem como as demais áreas da propriedade. O restaurante foi reformulado e reequipado, enquanto a recepção foi ampliada e ganhou uma nova decoração.

“Reabrimos após a preparação da equipe e estamos focados na captação de clientes novos e antigos. Estamos aproveitando o bom momento do turismo, pois tivemos facilidade na demanda do primeiro mês, com ocupação de 94%”, revela Aparecido Sparapani, superintendente do Grupo diRoma, em entrevista ao Hotelier News.

Novo momento de mercado

Desde a paralisação das atividades, ainda no início da pandemia, até o momento atual, muitas águas rolaram. O Hotel Roma retorna perante um mercado totalmente mudado por conta da crise e precisará se adaptar a isso. De acordo com Sparapani, a realidade tarifária da rede acompanha o crescimento inflacionário, o que culminou em reajustes nos preços do empreendimento.

“Em julho, a diária média do Hotel Roma foi de R$ 323,34, o que representa um salto de 19% em relação a março de 2020. Mantivemos a mesma política tarifária enquanto a propriedade esteve fechada”, afirma o executivo.

Operando com meia pensão, o Hotel Roma não alterou seus produtos e serviços, mantendo as raízes caseiras com influências regionais em sua gastronomia. O restaurante é aberto ao público externo para o café da manhã e almoço, enquanto no jantar a lanchonete serve sanduíches e pizzas. Desta forma, o departamento responde por 40% da receita total do empreendimento.

Lazer como tradição

Caldas Novas é, tradicionalmente, um destino procurado por famílias. E o Grupo diRoma tem o lazer em sua essência, sendo este seu principal público. Desde setembro de 2021, a rede vem crescendo em ocupação — indicador que ganhou musculatura no primeiro semestre de 2022.

“A primeira metade do ano nos surpreendeu muito, com forte procura por todas as unidades da rede. A ocupação varia de hotel para hotel, mas a média do Grupo diRoma para o período foi de 78%, com destaque para o Thermas diRoma, nosso carro-chefe”, acrescenta o superintendente.

Com a escassez de feriados no segundo semestre, a rede trabalha com pacotes e promoções de extensão de estada para os fins de semana. Outro nicho que impulsiona as ocupações são as excursões, que antecipam as reservas e beneficiam as previsões da empresa.

Os 50 anos do Grupo diRoma não serão comemorados com grandes festejos, mas sim com a abertura de novos empreendimentos, afirma Sparapani. Em abril de 2023, o Spazzio diRoma chega ao portfólio da empresa, com 315 quartos. Já para o segundo semestre do próximo ano, o Thermas diRoma passará por ampliações, ganhando mais 119 acomodações.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo diRoma