Pouco depois de anunciar investimentos no Ceará, o grupo de resorts Vila Galé coloca sua mira em Minas Gerais. Com o crescimento do turismo no estado, a rede hoteleira portuguesa já havia dado sinais de interesse na região em 2021. Durante evento com empresários, agentes de viagens e representantes do governo mineiro, em novembro de 2022, a empresa anunciou a proposta de ampliar sua presença no estado. Na ocasião, Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do Vila Galé, oficializou o apetite pela região em sua passagem por Belo Horizonte.

Durante sua visita ao estado mineiro, Almeida esteve nas regiões de Ouro Preto e Brumadinho. “Eu ainda não conhecia as duas cidades e fiquei impressionado. Fomos muito bem recebidos em Inhotim e maravilhosamente recebidos em Ouro Preto”, conta o presidente. “Visitamos várias áreas além do instituto e vamos avaliar o que vamos fazer. Podemos fazer um resort de campo ou a conversão de patrimônios históricos, que é uma outra paixão da Vila Galé e é uma das coisas que me dá mais prazer”, declara.

Minas Gerais em destaque

Enquanto as negociações do Vila Galé com o governo mineiro estão em andamento, é interessante avaliar a situação turística de Minas Gerais. Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no ano passado, revela que o estado está em segundo lugar na preferência dos turistas do Brasil, com 11,4% das viagens nacionais. Ainda que São Paulo siga em primeiro lugar, com 20,6%, Minas Gerais foi o que apresentou o maior crescimento no relatório, garantindo-lhe o posto de estado que mais avança em turismo no país atualmente.

Para alavancar ainda mais esse potencial turístico, o governo de Minas pretende intensificar os esforços para a confirmação dos investimentos do grupo Vila Galé, visando impulsionar ainda mais o setor. A atuação do corpo administrativo é em conjunto com a Invest Minas e as secretarias de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico e Fazenda. 

“Uma marca de padrão internacional como a Vila Galé é um ganho muito significativo para consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país”, afirma Bárbara Botega, assessora estratégica para Investimentos em Turismo.

“O próprio depoimento do Jorge Almeida, de surpresa e encanto com o que viu em apenas duas cidades mineiras, mostra como nossas potencialidades são grandes. Precisamos incentivar mais novos investimentos em turismo para trazer mais turistas, de dentro e fora do país, movimentando as economias locais e gerando empregos”, finaliza Bárbara.

(*) Crédito da foto: Tiago de Paula Carvalho / Vila Galé