A coletiva já chegava à reta final quando Jorge Rebelo de Almeida disse a frase que simboliza a relação do Vila Galé com o Brasil. “Hotelaria é um investimento de longo prazo e, sim, viemos aqui para ficar”, disse o fundador e CEO da rede portuguesa, que celebrou no sábado (20), com uma festa para 200 pessoas, no Vila Galé Fortaleza, os 20 anos de atuação em terras tupiniquins.

A escolha pelo hotel da capital cearense para a celebração não foi à toa. Foi nesse mesmo empreendimento que Rebelo, então com cabelos bem menos grisalhos e uns 15 quilos a menos, como ele mesmo brincou, também ficou diante de dezenas de jornalistas para inaugurar a primeira unidade no Brasil.

“Aqui era um edifício abandonado há 10 anos e deu muito trabalho porque a estrutura estava bastante deteriorada”, relembrou Almeida, com sua inconfundível prosa lusitana. “Executamos a obra com rapidez, finalizando tudo em um ano. Depois veio Salvador, Marés (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Angra dos Reis (RJ)…”, completou o CEO da rede portuguesa, que soma nove unidades em operação no país, além de ter mais uma no pipeline e outras em prospecção.

Grande, o projeto já confirmado fica em Alagoas, na praia do Carro Quebrado, totalizando 500 quartos e investimentos de R$ 150 milhões. “Também estamos estruturando um condomínio residencial em Cumbuco (CE), onde construiremos ainda um Collection (marca de luxo da empresa) de 130 habitações”, disse Almeida, sem revelar o aporte previsto, mas confirmando início das obras para 2022.

“Tivemos que postergar o projeto, afinal 2020 foi um ano difícil para toda hotelaria. Deixamos de faturar uns R$ 130 milhões no Brasil e outros milhões de euros em Portugal em função da pandemia”, revelou.

Vila Galé - festa 20 anos_capa

Adriana Borges, Jorge Rebelo, Gonçalo Rebelo e José António Bastos

Mais projetos

Na coletiva, como antecipado pela reportagem do Hotelier News em maio, Almeida deu também mais detalhes sobre outro projeto em prospecção no país.

“Sobre o Palácio Rio Branco, para ter maior êxito na licitação, resolvemos assumir o risco de já deixar o projeto de renovação pronto. Ele, inclusive, já foi aprovado pelo Iphan”, revelou Almeida sobre a antiga sede do governo baiano, localizado no Centro Histórico de Salvador e originalmente construído em 1549.

“Neste momento, aguardamos o lançamento do edital de concorrência por parte da prefeitura, que deve ocorrer até o final do ano. Detemos grande expertise na restauração de edifícios históricos, com algumas obras bem-sucedidas em Portugal. A prefeitura gostou do nosso projeto de restauração e estamos otimistas com a vitória”, acrescentou.

A sede da Vila Galé por expansão no Brasil não para por aí. Filho do fundador, membro do Conselho de Administração e diretor-geral do grupo hoteleiro, Gonçalo Rebelo de Almeida também revelou conversas para outro hotel. O projeto em questão seria erguido dentro do Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), que fica nas cercanias de Belo Horizonte.

Um hotel dentro do complexo, aliás, é desejo antigo do fundador, o empresário do ramo de siderurgia Bernardo Paz, que chegou a iniciar obras há alguns anos. “A secretaria estadual de Turismo fez uma aproximação. É tudo ainda muito preliminar, mas o projeto nos empolga”, comenta Gonçalo.

A depender da coragem, determinação e ousadia do patriarca da família, pode apostar que esse namoro pode facilmente virar casamento. Afinal, como ele disse, o Vila Galé veio para ficar!

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) A reportagem viajou a convite do Vila Galé