As buscas por viagens de verão impulsionaram os negócios de publicidade do Google no segundo trimestre deste ano. Usuários em todo o mundo dobraram suas pesquisas durante o período para visitar destinos de verão. Além disso, as consultas de última hora aumentaram 50%, aponta o Skift.

Os números foram divulgados por Philipp Schindler, diretor da Alphabet, empresa que administra todos os serviços do Google, durante uma apresentação para analistas sobre os resultados financeiros da ferramenta de busca. Na ocasião, ele acrescentou que o ímpeto dos usuários para viajar continua forte para a temporada de verão.

Outros indicadores

A receita no segmento de serviços do Google – que inclui anúncios, Android, Chrome e Maps, por exemplo – aumentou cerca de 10,1%. Com o avanço, a empresa alcançou receita de US$ 62,84 bilhões no período, sendo impulsionada pela força das viagens e varejo.

“No entanto, como todos vimos nas notícias recentemente, o setor de viagens está enfrentando alguns desafios. Como sempre, estamos comprometidos em ajudar nossos parceiros de viagens a superar essa situação com insights e novas ferramentas”, complementa Schindler.

A Alphabet reportou queda de 13,6% no lucro líquido no segundo trimestre deste ano, fechando o período com receita de US$ 16 bilhões. A retração é atribuída ao aumento dos custos com serviços como data center e outras operações, que subiram 15%.

Com o aumento das buscas, que vem sendo sentido desde o começo deste ano, o Google optou por aperfeiçoar sua ferramenta de viagens. Anteriormente, os usuários podiam rastrear preços de passagens aéreas apenas em datas específicas. Com a atualização, os alertas de tarifas mais baixas ficam ativos por até seis meses à frente.

(*) Crédito da foto: SoleynFeyssa/Unsplash