Pensando em facilitar a vida do viajante, o Google anunciou recentemente uma funcionalidade que permitirá aos usuários comparar preços de short-term rentals com mais facilidade. A iniciativa tem como objetivo simplificar o processo de reserva de acomodações, oferecendo aos usuários a capacidade de comparar custos de diferentes sites de viagens diretamente na plataforma da companhia, aponta o Phocuswire.

Ao pesquisar por um destino e selecionar uma propriedade específica, os usuários poderão visualizar os preços nos diferentes sites de viagens onde a propriedade está listada. É importante observar que apenas as propriedades listadas em OTAs, sites de metabusca e provedores de conectividade integrados com o Google serão exibidas nos resultados de pesquisa. O Airbnb não está disponível nessa funcionalidade, assim como seu concorrente, Vrbo, devido à retirada de suas propriedades do Google em 2021.

Brian Chesky, CEO do Airbnb, não foi tímido ao afirmar sua preferência por tráfego direto para o site da empresa. “O Airbnb meio que está em uma classe própria”, disse durante uma reunião com analistas após o lançamento dos resultados do primeiro trimestre da empresa. “Somos um substantivo e um verbo usados em todo o mundo. No final das contas, 90% do nosso tráfego é direto. Isso ocorre porque temos algo único“, afirma.

Embora essa funcionalidade tenha alcance limitado, a companhia enfatiza a gratuidade da ferramenta, sem custos de publicidade para as propriedades ou comissões pagas à empresa. A iniciativa visa tornar o processo de reserva mais acessível e conveniente para os viajantes.

David Weiss, CEO da Whimstay, uma plataforma de aluguel de férias voltada para reservas de última hora, expressou apoio à novidade, afirmando que mais consumidores se sentirão confiantes em obter bons negócios em aluguéis de férias. “Com essa nova funcionalidade do Google, mais consumidores se sentirão confortáveis sabendo que estão conseguindo ofertas vantajosas para as férias, e esperamos que isso acelere o crescimento do setor e do nosso negócio”, declara Weiss.

Considerações

Embora a funcionalidade tenha o potencial de aumentar a visibilidade e as reservas diretas para as propriedades listadas, sua eficácia pode variar, dependendo da presença do imóvel em diferentes sites de reservas. A implantação da comparação de preços pelo Google começou recentemente e deve estar disponível em todos os lugares até novembro, com planos de lançamento na União Europeia em 2024.

(*) Crédito da foto: Freepik