Na lista de empresas mais inovadoras dos Estados Unidos, a primeira aparição do setor de hospedagem é o Airbnb, em 26º lugar. A plataforma está à frente de grandes redes hoteleiras, como Hyatt, em 58º e Hilton, em 65º, conforme aponta o artigo do Hotel Management. O resultado da lista do The American Innovation Index expõe, mais uma vez, uma lacuna da hotelaria, ainda resistente em pensar fora da caixa. Talvez, hoteleiro, este seja o momento de deixar a competitividade de lado e aprender com os passos da empresa de acomodações alternativas. 

O American Innovation Index considera a percepção do consumidor na hora de elaborar o ranking da inovação, que abrange mais de 200 companhias em 20 setores e conta com a avaliação de mais de 30 mil interações entre cliente e empresa. Além das marcas citadas acima, figuram na lista a Vrbo, a Marriot, IHG, Choice Hotels, Best Western, Wyndham e Motel 6.

“Em uma indústria em que os consumidores estão exigindo maior flexibilidade e acessibilidade, juntamente com comodidades de estilo residencial mais amplas, o Airbnb é percebido como sendo mais inovador do que as marcas tradicionais de hospedagem”, disse Leigh Anne Statuto, diretora executiva do Responsible Business Center, da Escola de Negócios Gabelli da Universidade Fordham, em comunicado.

“Os participantes da pesquisa do Índice de Inovação Americana que reservaram com o Airbnb o classificaram muito bem como um ‘pioneiro na categoria’, ‘mudando o mercado’ e ‘inovador e criativo – mais do que as marcas tradicionais’. Seu modelo de negócios não passou despercebido por concorrentes maiores; por exemplo, a Marriott lançou sua própria oferta de short-term rental, a Homes and Villas”, complementa.

Airbnb e a inovação

O Airbnb tem ganhado espaço no turismo brasileiro. Em 2022, os gastos de hóspedes da plataforma no Brasil chegaram a US$ 5,2 bilhões. Esse montante considera apenas despesas em bares, restaurantes, compras, entretenimento e transporte — o que representa um aumento de 31% frente ao ano anterior.

Os gastos dos viajantes que se hospedam pela plataforma representaram 5,2% de toda a atividade turística direta no Brasil em 2022. Os dados são do relatório desenvolvido pela Oxford Economics, a pedido do próprio Airbnb, ressaltando o impacto econômico dos serviços da empresa no segmento.

A plataforma investe pesado em novidades e, em maio, anunciou 50 novas funcionalidades em seu marketplace, sendo a principal delas o Airbnb Quartos, onde os hóspedes têm acesso fácil a 1 milhão de acomodações privativas cuidadosamente selecionadas, podendo acessar também espaços compartilhados, como cozinha, sala de estar e quintal. O Airbnb Quartos também dispõe de filtros reformulados e novos recursos de privacidade.

Para o futuro, a empresa está pensando em soluções que envolvam o uso de I.A. generativa, como o ChatGPT. O Airbnb é um marketplace, mas também mais do que isso. Em terras brasileiras, a empresa vem fazendo acordos de fomento ao turismo com entidades governamentais. E as grandes redes hoteleiras, o que têm feito nesse sentido?

(*) Crédito da foto: Pixabay